LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisa revela estados brasileiros com melhor conexão de internet

29 de junho de 2018 0

Uma pesquisa que inclui dados inéditos do Simet (Sistema de Medição de Tráfego de Internet) acaba de ser liberada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) com o lançamento do livro "Banda Larga no Brasil: um estudo sobre a evolução do acesso e da qualidade das conexões à Internet".

Na obra, são expostos um conjunto de dados colhidos entre 2013 e 2016, expondo a qualidade do acesso em todo o território nacional.

Os resultados são dispostos comparando diversas regiões do país, bem como 13 estados; em 2016, por exemplo, Goiás, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro receberam as melhores avaliações.

Quando partimos para a velocidade, há uma diferença notável entre regiões como, por exemplo, o Norte e Nordeste – que obtiveram o pior desempenho em 2013.


Nos anos seguintes, as diferenças entre as regiões em relação à velocidade da internet caiu, passando de uma variação de -44% (2014) para -3% (2016) no Nordeste, por exemplo.

Em todo o brasil, a latência (o tempo de trânsito das informações em uma conexão) foi reduzida; no Norte, por exemplo, ele era quase cinco vezes maior que no Sudeste em 2013 – atualmente, encontra-se apenas 3,6 vezes maior.

Velocidade melhorada

Em relação à velocidade de conexão, o crescimento foi notável, ainda que desigual.

Nas escolas, para conexões acima de 10 Mbps, por exemplo, temos um aumento pouco perceptível desde 2013, de 8% para 11%.

Na saúde ele, já foi mais expressivo, passando de 11% para 26%; enquanto nas empresas, passou de 24% para 40%.

Internet Móvel em acensão nas classes C, D e E

Reiterando informações prévias, relatórios revelam a adoção da internet móvel como forma de conexão principal à web tem crescido entre 2013 e 2016, principalmente por parte dos domicílios das classes C, D e E.

Enquanto a banda larga fixa via cabo ou fibra está presente no setor público, órgãos estaduais e federais (96%), prefeituras (69%), empresas (64%), hospitais e estabelecimentos de saúde (63%) e escolas em áreas urbanas (41%).


0

Comentários

Pesquisa revela estados brasileiros com melhor conexão de internet
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista