LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vai uma mãozinha? Google ajuda The New York Times a digitalizar 5 milhões de fotos históricas

09 de novembro de 2018 0

Não é novidade que o Google tem se mostrado muito presente ao apresentar soluções para a eternização de materiais históricos, como pode ser visto através do Google Arts & Culture, que roda o mundo digitalizando acervos e disponibilizando através de seu site e no aplicativo para smartphones e tablets.

No entanto, não somente museus podem se beneficiar das tecnologias desenvolvidas pelo Google e um dos exemplos é o jornal americano “The New York Times”, que possui um acervo estimado entre 5 milhões e 7 milhões de imagens, que contam parte da história americana e remontam ao século XIX.

Tendo em vista a importância desse acervo, que fica armazenado nos porões abaixo do escritório do jornal na Times Square, o Google foi contratado para dar a assessoria necessária e assim tornar digital esse acervo, vinculando à informações que são convenientes ao jornal como locais e datas.

Segundo o Google, o jornal também se beneficiará das ferramentas de reconhecimento de objetos e assim, poder extrair ainda mais informações, permitindo com que seja mais simples o processo de catalogação e localização no futuro.

Nesse sentido, são considerados não somente a parte da frente da imagem mas também o seu verso, que contém informações como a data de sua publicação, legendas e localização da via física nos armários do necrotério (como é chamado o arquivo).

Infelizmente, ao menos por enquanto, o The New York Times não pretende disponibilizar publicamente esse acervo para consultas, tal qual é no caso do Google Arts & Culture mas é interessante ver como a tecnologia evoluiu ao ponto de permitir com que a inteligência artificial ajude na missão de preservar a história.


0

Comentários

Vai uma mãozinha? Google ajuda The New York Times a digitalizar 5 milhões de fotos históricas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista