LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Trump quer nova medida para banir Huawei e ZTE do mercado de telecomunicações dos EUA

27 de dezembro de 2018 14

De acordo com novas informações obtidas pela Reuters, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode estar considerando usar uma ordem executiva para barrar ainda mais a operação da Huawei e da ZTE no país. O novo rumor surge em um momento conturbado entre a China e os EUA.

Assim, caso a nova ordem executiva seja emitida, o governo dos EUA devem usar o Departamento de Comércio para impedir que empresas do país comprem qualquer equipamento da Huawei e da ZTE. Isso porque as empresas representam "um alto risco para a segurança nacional".

Fontes familiarizadas com a administração Trump também acrescentam que a ordem executiva ainda não está pronta, mas afirmam que o texto não deve ser direto. A intenção é que ele seja interpretado pelo departamento de comércio para afetar apenas Huawei e ZTE.

Além disso, tudo deve ser produzido com base em uma lei de "Poderes Econômicos de Emergência" que oferecem ao presidente dos EUA a possibilidade de regular o comércio internacional com base em uma "ameaça" ao país. Com isso, o governo impediria operadoras de usarem equipamentos das chinesas para o fornecimento da rede 5G.


Até o momento, ainda não há uma previsão para que a nova ordem executiva seja emitida. De toda forma, ela complementa outra regulamentação dos EUA que impediu que empresas de telecomunicações comprem dispositivos da Huawei para fornecer serviços ao governo. Comentando o rumor sobre o novo ato de Trump, Hua Chunying, ministro da China, disse:

É melhor deixar os fatos falarem por si mesmos quando se trata de problemas de segurança. Alguns países, sem nenhuma evidência, e fazendo uso do argumento de segurança nacional, assumiram tacitamente crimes para politizar e até obstruir e restringir as atividades normais de troca de tecnologia. Isso, na realidade, está, sem dúvida, fechando o comércio, em vez de ser criada uma porta de abertura para o progresso.

Por enquanto, a Huawei e a ZTE não comentaram as novas informações. Mesmo assim, caso a medida de Trump seja implementada, o mercado mais afetado nos EUA será de operadoras rurais. Isso porque grande parte dessas empresas usam soluções das chinesas e elas temem uma imposição para a retirada dos equipamentos já existentes.

Assim, caso a previsão pessimista se concretize, os custos para a substituição desses produtos pode ser de até US$ 1 bilhão. Além disso, as empresas podem levar um grande prejuízo, uma vez que os equipamentos da Nokia e Ericsson custam quatro vezes mais que os da Huawei.

  • O Huawei Mate 20 RS Porsche Design ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Huawei Mate 20 X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Huawei Mate 20 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

14

Comentários

Trump quer nova medida para banir Huawei e ZTE do mercado de telecomunicações dos EUA
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista