LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPad Pro com tela 8k? Empresa cria painel OLED de 13 polegadas para dispositivos Apple

02 de janeiro de 2019 7

A empresa japonesa Semiconductor Energy Laboratory desenvolveu displays OLED com resolução 8K de 8,3 e 13,3 polegadas que podem abrigar futuros modelos de iPad, iPad Pro e MackBook. Essas telas podem ultrapassar a densidade de 1000 pixels por polegada.

Esses painéis possuem resolução de 7.680 por 4.320 pixels para ambos os tamanhos. A versão de 8,3 polegadas foi atualizada a 60Hz enquanto o painel de 13,3 polegadas pode operar a até 120Hz. Em termos de densidade vemos proporções de 1.062 pixels por polegada na tela menor e 663ppi no modelo de 13 polegadas.

Como referência, o iPhone XS e o iPhone XS Max possuem telas com densidade de 458ppi, enquanto os modelos atuais do iPad Pro têm apenas 264ppi. Já o MacBook Pro tem densidade ainda menor: 227ppi.

O método para produzir os painéis OLED de alta resolução usa tecnologia de semicondutor de óxido cristalino, com um filtro de cores usando material CAAC-IGZO.


Contudo, uma má notícia: é praticamente improvável que qualquer dispositivo da Apple venha com essa tecnologia em 2019, porque os designs utilizados ainda são preliminares e exigiriam um trabalho com um fornecedor parceiro para comercializar essas telas ainda neste ano.

A companhia japonesa até agora demonstrou o painel de 8,3 polegadas na feira SEMICON Japan, realizada em dezembro, embora o OLED de 13,3 polegadas ainda não tenha sido exibido fora das instalações da empresa.

Painéis com resolução 8K são uma progressão natural da tecnologia 4K utilizada em televisores, monitores e até mesmo alguns smartphones, como o Sony Xperia Z5 Premium. Contudo, altas resoluções acabam sendo problema para as fabricantes, já que mais recursos demandam mais processamento e energia para equipá-los, gastando também mais bateria.

Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias

7

Comentários

iPad Pro com tela 8k? Empresa cria painel OLED de 13 polegadas para dispositivos Apple
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista