
Segurança 24 Mai
Nos últimos dias, temos acompanhado de perto uma forte atuação por parte do governo americano contra a Huawei, que levou a empresa ao centro de uma discussão de amplo espectro, com importantes parceiros comerciais confirmando a suspensão de operações com a chinesa, o que inclui Google (indo do descredenciamento para uso do Android à remoção de aparelhos na página oficial do sistema), o impedimento por parte da ARM e mais.
A justificativa para essa sanção impetrada por Trump à empresa é relacionada à soberania nacional e de privacidade de seus cidadãos, usando como alegação o envio de informações por aparelhos para a China, o que poderia significar a espionagem de seus usuários em território americano.
No entanto, em entrevista realizada pela C-Span e reproduzida por sites americanos, a motivação pode realmente não ser a dada pelo presidente americano, graças ao trecho abaixo destacado:
TRUMP: Huawei é algo muito perigoso. Você olha para o que eles fizeram do ponto de vista da segurança, do ponto de vista militar, é muito perigoso. Portanto, é possível que a Huawei seja incluída em algum tipo de acordo comercial. Se fizéssemos um acordo, eu poderia imaginar a Huawei sendo incluída de alguma forma, parte de um acordo comercial.
REPÓRTER: Como isso seria?
TRUMP: Ficaria muito bom para nós.
REPÓRTER: Mas a parte da Huawei, como você projetaria isso?
TRUMP: Oh, é cedo demais para dizer. Estamos muito preocupados com a Huawei do ponto de vista da segurança.
A incoerência ficaria no simples fato de o Trump levantar o questionamento relacionado à segurança (algo que já está consolidado no noticiário internacional) e posteriormente, dizer que a marca poderia de alguma forma poderia ser incluída em um acordo comercial.
Com isso, o presidente indiretamente acaba levantando novamente a discussão sobre o real interesse no embargo, passando a ser relacionado não à segurança mas a uma possível chantagem comercial para forçar com que a China sente à mesa para oferecer ao país melhores condições na negociação bilateral, algo questionado por muitos desde o começo.
Cabe observar que segundo a Huawei, aparelhos atualmente disponíveis no mercado possuem garantia de suporte e atualização, assim como preservados os acessos a serviços do Google, conforme pode ser conferido na nota oficial disponibilizado pela marca:
Todos os smartphones existentes do portfolio Huawei, ou seja, aqueles que já foram vendidos e aqueles que estão atualmente à venda e em estoque, podem ser usados normalmente e não serão afetados. Além disso, esses dispositivos podem continuar a usar e atualizar serviços do Google, como o Google Play, o Gmail, etc. Da mesma forma, esses produtos continuarão recebendo atualizações dos patches de segurança do Google e poderão atualizar, sem nenhum problema, todos os aplicativos disponíveis no Google Play, incluindo todos os aplicativos de terceiros.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários