
Curiosidade 06 Jun
10 de junho de 2019 4
Por muito tempo, antes da chegada de aplicativos populares de mensagens para smartphones, como WhatsApp e Telegram, os SMS eram fundamentais para a comunicação móvel. Planos cobravam por pacotes com dezenas de mensagens, até que elas foram perdendo importância, servindo apenas como chave de segurança para aplicativos e indesejadas ofertas de serviços comerciais.
O Legislativo brasileiro deu mais um passo em Brasília para barrar esse transtorno de mensagens SMS indesejadas. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta-feira (6) projeto de lei que proíbe operadoras de telefonia móvel de enviar mensagens comerciais próprias ou de terceiros aos clientes.
Como o projeto foi aprovado em caráter conclusivo, o projeto (PL 757/03) seguirá diretamente para análise do Senado, a não ser que haja recurso para que a decisão final na Câmara seja em Plenário.
Pelo texto do projeto, que altera a Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97), caso as operadoras descumpram a regra estabelecida, estarão sujeitas a sofrer sanções administrativas, como multa e suspensão temporária.
A proposta foi apresentada pelo ex-deputado José Carlos Martinez, já falecido. Depois, recebeu parecer do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), que apresentou um substitutivo. Esse texto traz a proposta original e outras 12 que tramitam juntamente com ela.
Mensagens indesejadas causam transtornos aos usuários. Na coluna TudoCelular Ensina, já mostramos como bloquear SMS indesejados no Android sem instalar nenhum aplicativo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários