LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: solicite reembolso de compras na Google Play Store, a loja do Android

11 de novembro de 2019 2

Quem nos acompanha, sabe da nossa missão diária de levar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais munidos de um fácil passo a passo para que seja possível extrair o máximo de dispositivos e aplicativos. Dando seguimento a essa rotina, ensinaremos na seção abaixo como solicitar reembolsos de compras feitas na Google Play Store, a loja oficial do Android.

Solicite reembolso de compras na Google Play Store

Como é do conhecimento de grande parte dos usuários de Android, a Google Play Store é dona de um vasto catálogo de opções gratuitas, mas também conta com um número gigantesco de aplicativos pagos; além de revistas, filmes, séries e músicas. Esses, dos mais variados valores.

O que muitos não sabem, no entanto, é que efetuar compras na loja de aplicativos não é um caminho sem volta, sendo possível solicitar reembolsos tanto da própria loja, quanto dos desenvolvedores. Seguindo, é claro, os limites e políticas do Google e de terceiros.

Para facilitar a explicação de como isso pode ser feito, dividiremos as políticas de reembolso em dois grandes grupos: aplicativos ou compras internas em apps e conteúdo digital.

No caso do segundo, que engloba filmes, séries, revistas e músicas, a prática de reembolso modifica de acordo com o conteúdo adquirido. Filmes que não foram abertos, por exemplo, podem ser reembolsados em até 7 dias. Revistas avulsas, por outro lado, não são reembolsáveis – a não ser o exemplar não possa ser acessado ou haja defeitos no conteúdo.

Para conferir todos os detalhes das políticas de reembolso de cada um dos conteúdos digitais, acesse a página de políticas da Google Play clicando aqui e deslize a tela para baixo até a seção Políticas de reembolso do Google Play.

No caso de aplicativos ou compras internas em apps, a política pode ser dividida em dois subgrupos: requisições de retorno em até 48 horas e requisições após 48 horas. Os passos abaixo também podem ser seguidos para solicitar reembolsos de conteúdo digital.

Reembolso de aplicativos em até 48 horas

Computador

  • Com o navegador da sua preferência aberto no seu computador, acesse a seção de gerenciamento da sua conta Google clicando aqui.
    • Se necessário, faça o login com a conta Google onde o pedido foi realizado.
  • Clique em Histórico de pedidos.
  • Encontre o pedido que deseja desfazer.
  • No pedido, clique no ícone com três círculos alinhados verticalmente.
  • Selecione a opção Solicitar reembolso ou Informar um problema e escolha a opção que melhor descreve a sua situação.
  • Preencha o formulário, indique que você quer um reembolso e clique em Enviar. Uma mensagem de agradecimento e confirmação será exibida.
  • Você receberá um e-mail com a decisão tomada para o reembolso. O resultado é emitido, normalmente, em 15 minutos, mas pode levar até 4 dias úteis.

Dispositivos móveis

  • Em seu Android ou dispositivo Apple, abra um navegador web como o Chrome ou o Safari e acesse a seção de gerenciamento da sua conta Google clicando aqui.
    • Se necessário, faça o login com a conta Google onde o pedido foi realizado.
  • Toque em Histórico de pedidos.

  • Deslize para esquerda o pedido que você deseja devolver e toque sobre o ícone com três pontos alinhados verticalmente.
  • Selecione a opção Solicitar reembolso ou Informar um problema e escolha a opção que melhor descreve a sua situação.
  • Preencha o formulário, indique que você quer um reembolso e clique em Enviar. Uma mensagem de agradecimento e confirmação será exibida.
  • Você receberá um e-mail com a decisão tomada para o reembolso. O resultado é emitido, normalmente, em 15 minutos, mas pode levar até 4 dias úteis.

Pronto, você aprendeu como solicitar o reembolso de um app ou de uma compra interna diretamente através da Play Store! É válido lembrar, desde já, que reembolsos só podem ser requisitados no caso de uma primeira instalação ou compra de conteúdo interno. Isso é, caso a compra seja realizada uma primeira vez, cancelada e reembolsada, e seja realizada novamente, o valor da segunda compra não poderá ser reembolsado.

Em alguns casos, pode ser que a compra realizada não seja reembolsada através do próprio Google mesmo que ainda dentro do prazo das 48 horas. Nessas situações, recomenda-se conferir as instruções da seção abaixo.

Reembolso de aplicativos após 48 horas

Se o prazo de 2 dias foi excedido, pode ser que a devolução do aplicativo e, consequentemente, do seu dinheiro, seja um pouco mais difícil. Isso, pois o recomendado é que o usuário entre em contato direto com o desenvolvedor da aplicação afim de acertar a devolução.

Para obter o contato do desenvolvedor de um aplicativo, abra a página do app na Play Store, deslize para baixo até a seção Contato do desenvolvedor e toque sobre ela. Agora, copie o endereço de e-mail para o seu cliente favorito de e-mail ou toque sobre o endereço para começar a redigir a mensagem imediatamente.


É válido lembrar, no entanto, que o desenvolvedor pode ser de outro país; esse, não falante da língua portuguesa. Por isso, é preferível que você redija a sua mensagem em inglês, idioma considerado universal, ou, se possível, no idioma do próprio desenvolvedor. Atente-se para o uso de uma linguagem apropriada na tentativa de acertar a devolução. Com tudo acertado, siga os passos dados pelo desenvolvedor e conclua o procedimento.

E aí, curtiu mais essa dica? Conta para a gente aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos!


2

Comentários

TudoCelular Ensina: solicite reembolso de compras na Google Play Store, a loja do Android
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista