LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mudança de foco! Nikon vai priorizar câmeras mirrorless e SLR em breve

25 de maio de 2020 11

Com o mercado de câmeras em baixa, a Nikon pretende mudar sua prioridade no setor para modelos mirrorless e SLR. Segundo os dados do BCN Retail, esses eram segmentos com dificuldades de atuação por parte da fabricante japonesa.

A divisão de marketing da empresa, em entrevista ao site francês Phototrend, afirmou entender que as mirrorless passarão a ganhar cada vez mais importância, mas sem uma transição completa para elas.

A Nikon pretende mudar o seu foco no mercado de câmeras em breve | Imagem: Reprodução

Para a companhia, as DSLR não irão desaparecer. Elas ofereceriam algumas vantagens aos usuários, além de um portfólio amplo de lentes, devido ao mercado de longa permanência da linha Nikon F.

Por outro lado, a marca também pretende expandir o catálogo das câmeras mirrorless e suas lentes compatíveis – com montagem Z. Uma das intenções da japonesa é lançar produtos que possam competir com as rivais Lumix S1H, EOS R6 e EOS R5. Ou seja, com modelos que não sejam somente destinadas a fotos, mas também tenham qualidade de vídeo.

Nesse mesmo segmento, outras soluções nos formatos APS-C ou DX – também mirrorless – deverão ser apresentadas em breve. Elas deverão visar os fotógrafos amadores, os quais não possuem dinheiro para grandes investimentos em equipamentos mais completos.

Vale lembrar que, neste período de pandemia do novo coronavírus, a Nikon chegou a liberar videoaulas de fotografia gratuitamente no último mês de abril.

Você acredita ser correta a direção da Nikon para o futuro? Deixe sua opinião para a gente nos comentários abaixo.


11

Comentários

Mudança de foco! Nikon vai priorizar câmeras mirrorless e SLR em breve
  • a Pentax/Ricoh usa sensor da SONY, até em 2025 irão desenvolver um chip próprio... Uma vez que o chip da pentax foi bastante promissor no passado, infelizmente aqui no Brasil monopolizaram o comercio entre Nikon e Canon, tal que são 4x mais caro que uma pentax!

      • Eu acho que do jeito que vai, a Nikon não aguenta 10 anos, se não se reinventar de verdade. Prova disso o fechamento de autorizadas no Brasil e até nos EUA.

          • Nikon e Canon perderam o bonde da produção de vídeo e tão tendo que correr atrás de Panasonic e Sony, monte de câmera enorme, pesada e com limitações bizarras.

              • Não sou fanboy, mas acompanho bem esse mercado, a única limitação bizarra que uma Canon possui é video 4k, para fotografia Nikon e Canon são extremamente relevantes. Agora, é certo afirmar que perderam muito espaço para Sony. A Canon está entrando na briga novamente esse ano com R5 e R6, que serão câmeras mais parrudas que as Sony de hoje. Nikon, eles possuem a Z6 que é uma excelente câmera, com video melhor que a A7 III, mas com uma limitação enorme de lentes para o Z mount.
                O que está acontecendo como um todo é que esse mercado de câmeras está perdendo espaço para os celulares, o fotógrafo profissional vai continuar comprando, mas aquele consumidor entusiasta que quer fotos de melhor qualidade, está cada vez mais migrando para celulares. Um outro fator, é a falta de inovação dessas empresas, não estão investindo em serviços e os preços estão cada vez mais altos.
                Desculpe o texto enorme, mas Canon R e Nikon Z6, por exemplo são excelentes câmeras mirrorless, do mesmo tamanho de uma Sony A7 III, e com qualidade bem próxima.

                  • Ninguém sabe se a Nikon dura muito tempo.
                    Canon vende impressoras , tintas e video câmeras.
                    Sony e Panasonic têm várias fontes de renda.

                    Nikon é só fotografia.

                      • Dizem que a Canon EOS R5 faz 8K.

                          • não entendi seu comentario?

                            • SLR = com espelho
                              Mirroless = sem espelho

                              Para os que não conhecem a diferença.

                                • e a diferença pra Dslr? qual tecnologia é melhor, sei que a com espelho dizem ser mais rápida na captura, mas a mirroless ouvi que era mais moderna.

                                    • SLR e DSLR são a mesma coisa. Antigamente toda camera analógica (filme) com espelho era SLR, ai apareceram as digitais e ficou DSLR (D=digital).
                                      Ai por muitos anos existiam 2 grupos de cameras (na verdade 2 "mundos" rs). As cameras COMPACTAS e as DSLR! (nada de definir como cameras amadoras, semiprofissional e profissional, que essa definição NAO TEM SENTIDO...)

                                      1. COMPACTAS: Cameras "comuns", SEM troca de lentes, sensor de tamanho MENOR, e SEM espelhos (esse espelho pega o que vem da lente e joga a imagem direto no sensor dentro da camera). Independente da tecnologia, preço, qualidade, megapixel e zoom, TODAS desse grupo eram assim e podiam ser esse grupo definido como CAMERAS SEM ESPELHO! Dentro das "comuns" existia, e ainda existe alguns subgrupos que não vou entrar em detalhes..
                                      1A: as Pointshots = simples, foque e bata a foto.
                                      1B: as Bridges = as de grande zoom, parecem no tamanho com uma DSLR mas sem lentes externas obvio.
                                      1C: e as Compactas Avançadas/Premium (chamadas tb de Prosumers), cameras compactas sem grande zoom mas com comandos avançados, sensores maiores e com mais tecnologia, e mais caras tb.

                                      2. DSLR: ai eram o outro mundo rs, com cameras grandes e pesados (apesar que isso nao diz nada), possibilidade de uso de varias lentes de todo tipos com focagem rapida, sensores MUITO maiores que as da compastas, com muito menos ruido, entrada para flash e microfone externo opcionais, uso de ESPELHO no sistema interno, preços bem acima, etc, etc. Também há a divisão em subgrupos (basica de entrada, intermediária e as Top de linha, mas essas divisões não sao tão marcantes geram discussão quanto a classificação exata).

                                      AI VIERAM AS MIRRORLESS!
                                      A Mirrorlens é a união do mundo das cameras Compactas com as DSLR. Uma mirrorless é de tamanho pequeno, com um sensor de tamanho (e qualidade) superior as das compactas. Existem mirrorless que seus sensores chegam a ser maiores com as das DSLR de entrada!. TODAS permitem o uso de lentes intercambiaveis (as mesmas usadas geralmente nas DSLR) ficando somente FALTANDO o sistema de espelhos pra se tornarem uma DSLR. Entregam otima qualidade de imagem. Falar que possuem alta tecnologia é verdade, pois são recentes e precisam chamar a atenção, senão não se justificariam, até porque toda essa comodidade tem um preço, pois são "salgadas", superando as DSLR de ENTRADA no preço e as vezes até na tecnologia e qualidade. Mas até as Mirrorless mais absurdamente caras e da mais tecnologia de ponta tem suas limitações e nunca irão superar as DSLR top de linha.

                                      Desculpe o livro, mas comecei, tive que terminar rs. Abraço.

                                        • Algumas observações no meu livro: 1.Bridge também chama de "Superzooms". 2. Nas DSLR quando eu disse que possuem menos ruídos to falando ruido nas imagens. Pq de barulho é exatamente o contrário..uma DSLR quando movimenta os espelhos faz uma barulhão. Já as compactas e mirrorless são silenciosas por falta do espelho. 3. E quanto as Mirrorless que superam as DSLR DE ENTRADA são absurdamente caras e não sei se compensam investir nelas (pelo altissimo preço) em vez de já partir para as DSLR.

                                      Tech

                                      Coronavírus: Brasil chega a 153.214 mortes em 5.200.300 casos confirmados | Relatório diário

                                      Android

                                      Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

                                      LG

                                      Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

                                      Android

                                      Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review