LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G no Brasil: TV aberta via satélite pode atuar em banda Ku com implantação da nova rede móvel

13 de agosto de 2020 7

Apesar de já termos iniciado a implantação do 5G no Brasil, o atual método, o DSS, ainda se sustenta na infraestrutura da rede 4G para funcionar, o que limita sua capacidade. A solução de maior velocidade, o mmWave, utiliza frequências mais altas para isso, mas deve chegar apenas no ano que vem, devido ao adiamento do leilão da Anatel que distribuirá as faixas a serem utilizadas pelas operadoras.

Entre os motivos para os constantes atrasos é a interferência que a nova rede móvel causaria no sinal da televisão aberta via satélite, devido à sua operação nos 3,5GHz. O sistema televiso utiliza a chamada Banda C, que abrange o espectro entre 3,7GHz e 6,4GHz, sendo atendido por cerca de 11 satélite brasileiros, com outros 26 estrangeiros autorizados a atender o país.

Uma das soluções seria a implementação de filtros de sinal em antenas que reduziriam a ação da rede 5G. No entanto, de acordo com Leonardo de Morais, presidente da Anatel, os testes realizados até o momento não mostraram resultados satisfatórios.

Diante disso, a agência também trabalha com a possibilidade de migração das frequências de televisão para a chamada banda Ku, que opera entre 10,7GHz e 18GHz. A troca de espectro ocorrerá caso os filtros não atendam as expectativas até o leilão 5G em 2021.

A migração de banda não sairia nada barata, devendo ficar a cargo das operadoras de telefonia caso de fato ocorra.

Como era de esperar, a mudança de faixa não sairá nada barata, levando em consideração as adaptações necessárias, incluindo substituições de antenas e receptores, bem como reposicionamento dos satélites, com a conta fechando em cerca de R$7,7 bilhões. As próprias operadoras de telefonia, porém, seriam responsáveis pelo pagamento da dívida.

Vale lembrar que situação parecida ocorreu com o 4G, especialmente com a implantação da faixa de 700MHz, que forçou o desligamento da TV analógica e a ampla adoção da TV digital, com grandes adaptações que também acabaram por ser responsabilidade das operadoras.


7

Comentários

5G no Brasil: TV aberta via satélite pode atuar em banda Ku com implantação da nova rede móvel
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista