LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G no Brasil: leilão em maio, e ministro diz que 'não é o momento' para decidir sobre Huawei

28 de julho de 2020 10

A novela sobre o leilão de frequências 5G no Brasil está longe de terminar, mas parece que há uma previsão de último capítulo para a história. Isso porque o atual ministro das Comunicações, Fabio Faria (PSD), disse em entrevista ao programa Poder em Foco, do SBT, que o leilão deve acontecer em maio ou junho do ano que vem.

Será nessa data também que ficará definida a presença e qual o papel da Huawei e da ZTE, ambas chinesas, como fornecedoras de equipamentos 5G. Segundo o ministro, o momento atual é de apuração de informações, que serão repassadas ao Poder Executivo. Contudo, essa definição não é urgente. Segundo Faria, ainda “não é o momento” para uma definição sobre o tema.

A fala do ministro Fabio Faria acontece dias depois de a ala militar do governo questionar a presença chinesa no 5G brasileiro, e o vice-presidente Hamilton Mourão dizer ser difícil banir a Huawei.

O ministro afirmou que está aberto a receber empresas fornecedoras como Huawei, Ericsson e Nokia, para saber o posicionamento de cada uma sobre o assunto. Nesse posicionamento está incluído requisitos de transparência, expectativa de investimento e capacidade de cumprir prazos. Essas informações serão repassadas ao Palácio do Planalto, que tomará a decisão final, já que essa decisão extrapola o Ministério.

Vou esperar a sinalização dele [presidente] no momento adequado. Acho importante não se antecipar em nada. Não é o momento, cada coisa dentro do seu tempo. Isso vai ficar para o ano que vem".

Fabio Faria (PSD), ministro das Comunicações.


Repetindo o discurso de que o leilão de frequências a serem utilizadas para a implantação do 5G, o ministro arriscou um prazo. Segundo Faria, o leilão deve acontecer entre maio ou junho. Mas não há, contudo, uma decisão sobre o modelo de leilão, arrecadatório ou em troca de metas e investimentos. Pessoalmente, o ministro defende um misto dos dois.

As operadoras, contudo, não esperaram o leilão para antecipar o 5G no país. Claro, Vivo e TIM anunciaram a chegada do 5G DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, na sigla em inglês), que está funcionando em alguns bairros de poucas capitais brasileiras. O TudoCelular testou o Motorola Edge, primeiro aparelho do país com tecnologia compatível, na velocidade 5G e você pode conferir o teste completo no vídeo abaixo.


10

Comentários

5G no Brasil: leilão em maio, e ministro diz que 'não é o momento' para decidir sobre Huawei
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista