LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple na mira da justiça: Japão inicia processo antitruste contra criadora do iPhone

19 de outubro de 2020 13

A Apple tem sido alvo de diversos processos antitruste por ter uma soberania sobre a App Store e muitos outros serviços disponibilizados no iPhone e outros produtos comercializados por ela. Países como EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália e Coreia do Sul já se estão conduzindo investigações contra a empresa e o Japão é o último a se juntar a esse grupo.

É o que aponta uma reportagem da Reuters, que indicou a disposição do Japão em investigar o grupo chamado de GAFA, formado pelas grandes empresas como Google, Apple, Amazon e Facebook, que já estão sendo investigadas em diversos países.

Kazuyuki Furuya, presidente da Comissão de Comércio Justo do Japão, comentou:

"Trabalharemos em estreita colaboração com órgãos dos EUA e da Europa, e responderemos se houver algum movimento que dificulte a concorrência."

Segundo o presidente da Comissão, investigações também serão realizadas nas operadoras de telefonia para estimular a concorrência, mas citando especificamente o caso das gigantes da tecnologia, ele disse que as investigações precisam "avançar agressivamente."


Fontes anônimas ainda apontam que a União Europeia tem a intenção de iniciar uma regulamentação ainda mais rigorosa contra a Apple, visto que uma empresa desse porte poderia pagar uma multa milionária sem problemas desde que continue com suas atividades normalmente.

Dessa forma, a UE poderia forçar a Apple a se separar da App Store para garantir políticas mais abrangentes entre todos os seus aplicativos, visto que ela já foi acusada de beneficiar certos aplicativos como o Apple Music em comparação com o Spotify.

Falando especificamente de aplicativos, vale lembrar que o maior escândalo recente envolve o Fortnite, que incluiu compras internas sem uso da App Store e foi removido da loja por tentar burlar o sistema de comissões da Apple. O caso se estende até hoje com cada vez mais aplicativos movendo ações contra a empresa de Cupertino.

Vale dizer que recentemente Phil Shoemaker, ex-diretor da App Store, depôs ao Comitê Antitruste do Congresso dos EUA dizendo que a Apple utiliza regras na loja do iOS como uma arma contra a concorrência.

Você apoia as investigações das organizações antitruste?


13

Comentários

Apple na mira da justiça: Japão inicia processo antitruste contra criadora do iPhone
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista