LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 12: Foxconn investiga concorrente chinesa que pode montar os aparelhos

26 de outubro de 2020 4

O cenário de guerra comercial entre China e Estados Unidos tem feito o mercado de tecnologia passar por diversos solavancos. Isso está fazendo a Apple mudar grande parte da produção do iPhone para a Índia em busca de fugir do aumento de impostos proposto pelo presidente Trump.

Contudo, enquanto amplia as suas fábricas em território indiano, a Foxconn está preocupada com uma concorrente da China. Isso porque a Luxshare é a primeira companhia chinesa a conseguir autorização da Apple para montar uma série de dispositivos.

De acordo com a Reuters, pessoas familiarizadas com o assunto informaram que o próprio fundador da Foxconn, Terry Gou, deu ordens para que seus funcionários investiguem a Luxshare. O motivo aparentemente é simples: essa é a primeira fabricante não-taiwanesa a chegar perto de montar o iPhone.


Ao que tudo indica, o maior objetivo de Terry Gou é saber se o governo da China está financiando a Luxshare. Atualmente, a empresa fatura apenas 5% do montante que a Foxconn recebe da Apple, mas a companhia chinesa já é uma grande ameaça para a taiwanesa:

a Luxshare deve crescer. É apenas uma questão de quão rápido ela pode ser. Faz sentido para a China construir sua própria cadeia de suprimentos e a Luxshare está alinhada com essa política estatal.

Por trás da rápida expansão da Luxshare e de outras companhias está a iniciativa "cadeia de suprimentos vermelha". A intenção do governo chinês é oferecer apoio financeiro para que empresas do país entrem na lista de fornecedores da Apple e de outras gigantes internacionais de tecnologia. Um analista disse:

a ameaça de substituição dos fabricantes de Taiwan continua a aumentar.

Como a Foxconn está abandonando a China, isso torna o cenário para a Luxshare ainda mais favorável e a companhia sabe disso. Contudo, quando questionada sobre o assunto, a fabricante negou que esteja buscando maneiras de investigar a sua principal rival.

Já a Apple não quis se manifestar sobre o assunto, enquanto que a Luxshare permanece em total silêncio. De toda forma, a batalha entre as montadoras de produtos da Apple está apenas começando:

a Luxshare começou a contratar funcionários da Foxconn. A empresa ofereceu um pouco mais de US$ 75.000 em dinheiro a um executivo da Foxconn para que ele pudesse se mudar com sua família de Taiwan para a China.

(atualizado em 26 de abril de 2024, às 06:10)

4

Comentários

iPhone 12: Foxconn investiga concorrente chinesa que pode montar os aparelhos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista