LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Compra da ARM pela Nvidia: Qualcomm, Microsoft e Google tentam impedir o acordo

15 de fevereiro de 2021 6

Atualização (15/02/21) - JS

Na semana passada, a empresa de tecnologia focada na fabricação dos chips Snapdragon, a Qualcomm já havia se posicionado contra a compra da ARM pela Nvidia, alegando que tal ação iria contra a prática de concorrência legal, indicando o nascimento de um possível monopólio.

E aprece que ela não é a única marca preocupada com isso, já que a Microsoft e Google entraram nessa frente para barrar a finalização da compra. Levando em conta um relatório divulgado recentemente pelo Bloomberg, as três estaria levantando argumentos junto a órgãos antitruste soba a alegação de enfraquecimento da concorrência, já que a Nvidia teria controle total sob os chips desenvolvidos pela ARM.

Atualmente, os órgãos dos Estados Unidos, Reino Unido, UE e China estão analisando a solicitação e, segundo rumores, a Comissão Federal de Comércio (FTC) estaria na segunda fase de análise do acordo e teria solicitado mais informações sobre como seria o trabalho da Nvidia e ARM.

“No final das contas, seja este negócio anticompetitivo ou não, é baseado em uma ideia muito simples: a Arm é um facilitador da competição. Permite às empresas sair e competir. Quer você seja MediaTek, Amazon Web Services, Qualcomm ou NXP. Qualquer empresa - independentemente do seu orçamento de P&D (pesquisa e desenvolvimento) - pode obter e licenciar da Arm e construir sua própria CPU baseada em Arm. Esse é um modelo único. O incentivo (para a Arm) é compartilhar sua tecnologia com o maior número de pessoas possível, e a única coisa que eles podem obter em troca são royalties. Isso cria confiança entre a Arm e seus licenciados. Esses licenciados fornecem informações à Arm que podem (ajudá-la a) fazer produtos melhores para permitir que a próxima geração (de produtos) obtenha mais receitas. É um ciclo virtuoso”, alega uma fonte da indústria.

Texto original (12/02/2021)

Confirmando inúmeros rumores, a Nvidia balançou o mercado quando anunciou em setembro do ano passado a aquisição da ARM, responsável pelo design de chips que equipam smartphones, servidores e até mesmo laptops, como os MacBooks com Apple M1. A transação foi uma das maiores da história da tecnologia, custando à Nvidia nada menos que US$40 bilhões (~R$214,7 bilhões), e está agora sob investigação de órgãos reguladores.

A compra terá grande impacto no mercado da tecnologia, e gerou preocupação em algumas companhias e até países, como foi o caso da China, que enxerga que a aquisição poderia se tornar uma arma comercial dos EUA. Ao que parece, há ainda algumas fabricantes preocupadas com o acordo.

Esse seria o caso da Qualcomm, conforme reporta o site CNBC. Fontes do portal de economia revelam que a fabricante dos processadores Snapdragon, que utilizam tecnologia ARM, estaria em contato com órgãos reguladores em todo o mundo solicitando que a aquisição da Nvidia seja negada.

A Qualcomm teria inclusive compartilhado seus pontos de preocupação com a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA, a Autoridade de Competição e Mercados do Reino Unido e a Administração Estatal para Regulação do Mercado da China, detalhando os motivos pelos quais a compra deveria ser negada.


A companhia não respondeu aos questionamentos do CNBC, mas as fontes informam que a fabricante teria entrado em contato com os órgãos pois "acredita que eles terão um papel crucial ao determinar se o acordo será finalizado ou não". Em resposta ao portal, a Nvidia se mostrou confiante de que a aquisição será aprovada:

Nvidia disse ao CNBC que está confiante de que os órgãos reguladores enxergarão os benefícios da aquisição. A ARM recusou comentar o caso e a SoftBank ainda não respondeu aos pedidos de comentário do CNBC.

Caso a compra seja de fato aprovada, a Nvidia afirmou que pretende manter o modelo de negócios da ARM do mesmo jeito, e prometeu gastar recursos significativos para garantir que clientes como a Apple não encerrem suas parcerias.


6

Comentários

Compra da ARM pela Nvidia: Qualcomm, Microsoft e Google tentam impedir o acordo
  • Quando a Micro$oft comprou a Bethesda ninguém falou nada contra. Ou seja é dois pesos e duas medidas. Se o monopólio é da Micro$oft ninguém questiona. Há diferença se é jogo ou hardware;

    A comprar da Bethesda não foi também um monopolio dos jogos que passam a ser exclusivos da Micro$oft?

      • Se for assim Disney na industria tava ferrada, Sony nos games tbm já que comprou diversos estudios durante as décadas. É diferente neste caso.


        Esperando que RISC V cresça mais absurdamente e seja regulamentado e free royalties nos próximos 3 anos.

          • Estúdios d jogos existem milhares já cpu mobile n deve ter nem 5 no mundo essa é a diferença

              • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkk meu deus

                • ARM britanica tem acionistas diversos, inclusive cada empresa tem patentes associadas, que não quer dizer que seja propriedade intelectual d ARM.

                  Suponho que essa briga, pode ser por causa das Chinesas, se de certo modo a briga comercial piorar, elas podem mudar de estrutura fechada para OPEN com arquitetura diferente, e retaliar as demais empresas travando patentes essenciais para litografia da ARM.

                  O que prejudica diretamente a expansão da Googel e Microsoft em seus sistemas baseados em ARM.

                    • Esperando RISC V se arquitetar melhor pra competir nesse segmento mobile/desk comercial, pq já ta fazendo um mega trabalho em todo o resto, OPEN, mais eficiente e potente.

                      Android

                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                      Android

                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                      Especiais

                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                      Software

                      Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2