
Economia e mercado 02 Mar
01 de março de 2021 2
A pandemia do novo coronavírus afetou o mercado de tecnologia e os principais efeitos estão sendo sentidos até hoje. Um exemplo disso é que o setor está passando por uma escassez global de processadores e outros chips, algo que acabou sendo refletido em um aumento considerável nos preços.
Segundo a consultoria Yicai, os chips para smartphones estão completamente esgotados. Comentando o assunto, um executivo da Realme confirmou que há uma preocupação cada vez maior com esse cenário.
Já Lu Weibing, gerente geral da Redmi e presidente da Xiaomi, disse que o atual problema de escassez de chips não é fácil de resolver. O executivo chega a falar em um momento extremamente grave e que pode acabar paralisando o setor de smartphones.
Apesar dos executivos não confirmarem, fontes no mercado revelaram que a Qualcomm atrasou em 30 semanas a entrega de chipsets para Xiaomi e Realme. Já os chips Bluetooth só devem ser produzidos em até 33 semanas.
Como consequência, empresas maiores como Huawei, Oppo e vivo aumentaram seus estoques e deixaram muitas fabricantes menores sem qualquer peça. Um analista de Taiwan comentou:
Atualmente, os processadores de telefones celulares, chips de gerenciamento de energia PMIC e chips de microprocessador MCU estão todos esgotados
Já, Han Jinman, vice-presidente executivo de negócios de chips de memória da Samsung, foi mais direto:
A escassez no fornecimento de chips se tornou um problema global. O fornecimento de outros componentes semicondutores pode afetar a demanda por dispositivos móveis e até paralisar a indústria.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários