LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Acabou o fôlego: demanda por tablets deve sofrer queda em 2021, diz IDC

11 de março de 2021 3

Em 2020 vimos a demanda por tablets crescer cada vez mais com a necessidade de muitos em se adaptar ao home office, onde esses dispositivos muitas vezes são mais baratos que um computador novo. Agora um estudo do IDC aponta que este "fôlego" do mercado pode estar com os dias contados, onde uma queda pode ocorrer nas vendas de tablets ainda em 2021.

O relatório do IDC menciona uma queda acentuada de -10,5% no mercado de tablets a partir do segundo semestre deste ano nas regiões da Europa, Oriente Médio e África, um grande contraste contra a alta de 17,1% registrada no primeiro trimestre em relação a 2020.

Algumas das possíveis justificativas para essa mudança se devem ao retorno de muitos jovens às escolas de forma presencial, dessa forma os tablets deixam de ser tão essenciais. Outro ponto é que muitos profissionais também estão abandonando o home office, então a demanda deve realmente cair.

Participação no mercado de tablets por sistema operacional. Imagem: IDC.

Vale mencionar que a pesquisa do IDC também considera dispositivos 2 em 1 com telas entre 7 e 16 polegadas tablets, então a tabela acima reflete os números de todos esses eletrônicos.

Alguns fatos interessantes notados é que o Android domina o mercado de tablets com uma participação de 68,57% em 2020 com expectativa de venda próxima de 30 milhões de unidades para este ano.

Já a Apple detém 25,52% deste mercado, podendo vender quase 11 milhões de dispositivos em 2021. Em terceiro lugar fica o Windows com apenas 5,48% de participação e expectativa de venda de 2,36 milhões de tablets. Há ainda outros sistemas operacionais que juntos somam apenas 0,43% do mercado.

O mais curioso é que o único sistema que deve sofrer alta até 2025 deve ser o Windows, onde até mesmo o Android deve sofrer uma queda de 3,68% de participação até lá. Além disso, o total de dispositivos fabricados até o fim de 2021 deverá chegar a 43,08 milhões. Já até 2025 o mercado tem previsão de encolher -2,76%, totalizando 38,51 milhões de aparelhos vendidos no ano previsto.

Mais sobre tablets


3

Comentários

Acabou o fôlego: demanda por tablets deve sofrer queda em 2021, diz IDC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista