Samsung 17 Mar
O acirramento da pandemia e o crescimento na demanda por celulares 5G de baixo custo fez o mercado global de semicondutores ganhar uma nova líder: a MediaTek. A informação foi confirmada nesta semana em um relatório publicado pela Counterpoint.
De acordo com os números levantados pela companhia, o primeiro trimestre de 2021 foi marcado pela liderança absoluta da MediaTek, que atualmente detém 35% do mercado. O seu crescimento anual chega a 11%.
Por outro lado, a Qualcomm ficou em segundo lugar, com participação de 29% e queda de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. Veja abaixo a evolução do segmento, sendo que a MediaTek assume a liderança no terceiro trimestre de 2020:
Já a Apple mantém a terceira colocação com 17% de participação, enquanto a HiSilicon está encolhendo e agora se encontra empatada com a Unisoc (5%). No entanto, o ponto mais curioso é o caso da Samsung, uma vez que a participação do Exynos está encolhendo por escolha da própria fabricante.
Apesar de estar na segunda colocação no ranking geral, a Qualcomm domina o mercado de chips para o 5G, uma vez que ela detém 64% do segmento.
Cabe lembrar que a tendência é que o mercado de celulares 5G continue crescendo ao longo dos próximos trimestres e tudo indica que a liderança da MediaTek deve continuar. Isso porque a fabricante taiwanesa tem apostado no segmento de baixo custo, que tem sido impulsionado pela retomada da demanda no pós pandemia.
Comentários