LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MediaTek amplia liderança no mercado global de chipsets; HiSilicon e Samsung encolhem

09 de junho de 2021 10

O acirramento da pandemia e o crescimento na demanda por celulares 5G de baixo custo fez o mercado global de semicondutores ganhar uma nova líder: a MediaTek. A informação foi confirmada nesta semana em um relatório publicado pela Counterpoint.

De acordo com os números levantados pela companhia, o primeiro trimestre de 2021 foi marcado pela liderança absoluta da MediaTek, que atualmente detém 35% do mercado. O seu crescimento anual chega a 11%.

Por outro lado, a Qualcomm ficou em segundo lugar, com participação de 29% e queda de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. Veja abaixo a evolução do segmento, sendo que a MediaTek assume a liderança no terceiro trimestre de 2020:

Imagem/Reprodução: Counterpoint

Já a Apple mantém a terceira colocação com 17% de participação, enquanto a HiSilicon está encolhendo e agora se encontra empatada com a Unisoc (5%). No entanto, o ponto mais curioso é o caso da Samsung, uma vez que a participação do Exynos está encolhendo por escolha da própria fabricante.

Apesar de estar na segunda colocação no ranking geral, a Qualcomm domina o mercado de chips para o 5G, uma vez que ela detém 64% do segmento.

Cabe lembrar que a tendência é que o mercado de celulares 5G continue crescendo ao longo dos próximos trimestres e tudo indica que a liderança da MediaTek deve continuar. Isso porque a fabricante taiwanesa tem apostado no segmento de baixo custo, que tem sido impulsionado pela retomada da demanda no pós pandemia.


10

Comentários

MediaTek amplia liderança no mercado global de chipsets; HiSilicon e Samsung encolhem
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista