LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11 é anunciado com novo design, melhorias e mais recursos

24 de junho de 2021 45

Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (24), a Microsoft finalmente anunciou o novo Windows 11. O novo sistema operacional chega ao mercado carregado de novidades, sendo que a principal passa por uma reformulação de design.

Além disso, a gigante de Redmond ainda promete entregar uma série de novos recursos e melhorias. Por isso, sem mais delongas, vamos conferir tudo o que o novo Windows 11 tem a oferecer aos seus usuários.

Novo menu iniciar e design

Podemos dizer que o novo menu iniciar é a maior novidade da nova versão do Windows 11. Conhecido como a parte mais importante do Windows, o menu ganhou diversas melhorias estéticas e a principal é um adeus às conhecidas Live Tiles.

Além disso, o usuário agora pode usar o menu centralizado ou até mesmo no formato padrão no canto esquerdo. Essa liberdade de escolha mostra que a Microsoft também quer agradar aos usuários mais conservadores.

Um destaque importante do novo menu é que os ícones se tornam o foco principal. O usuário pode configurar os atalhos da maneira que achar mais cômoda, enquanto que o efeito de transparência dá um ar de elegância.

Muitas pessoas podem nem perceber, mas as janelas do Windows agora trazem cantos arredondados, sendo que há também um efeito quando elas são movidas pela tela inicial.

O canto esquerdo do sistema agora conta com widgets que podem ser acessados na barra de tarefas. Eles trazem notícias, a temperatura e diversas informações úteis ao usuário. É uma área muito parecida com o que podemos encontrar no Android.

Em linhas gerais, podemos dizer que o Windows 11 se assemelha muito com o Windows 10X, que foi apresentado anteriormente e deve se integrar a ele.

Recursos

Contando com as tradicionais versões Home e Pro, o Windows 11 traz diversos recursos aprimorados. Além das melhorias estéticas, o novo sistema operacional facilita a produtividade ao permitir que duas janelas possam ser colocadas lado a lado de forma simples.

Basta tocar no canto superior das janelas — atalho de restaurar — para que o próprio sistema apresente o modo de tela dividida.

O Windows 11 também pode ser muito útil para quem trabalha com mais de um monitor. De acordo com a Microsoft, o sistema consegue salvar todas as páginas abertas e, quando o display é reconectado, todos os programas são reabertos na configuração inicial.

O modo de múltiplos desktops também pode ser configurado para que o usuário consiga organizar sua vida. É possível ter uma área de trabalho corporativa e outra para o uso pessoal, sendo que elas podem até mesmo ter temas diferentes.

Microsoft Teams

A Microsoft também está integrando o Teams ao Windows 11. De acordo com a empresa, a iniciativa é fruto do período da pandemia, uma vez que mais pessoas usaram chamadas de vídeo para trabalho e conversas pessoais.

O atalho do Teams pode ficar integrado na barra de tarefas para que o usuário comece uma nova conversa com amigos ou familiares. É possível acessar chats por texto ou fazer chamadas de vídeo. Além disso, a disponibilidade do app para Android e iOS facilita a integração entre plataformas.

Tablets e touch

O Windows 11 também foi pensado para tablets e dispositivos touch. A Microsoft afirma que a interface agora pode se adaptar facilmente ao tamanho da tela, sendo que os gestos na tela podem ser usados de forma mais simples.

Os ajustes no modo tablet permitem que o usuário possa ser mais produtivo, uma vez que o sistema também reconhece caneta stylus e teclados externos.

Recursos gamer

Pensando no público gamer, a Microsoft resolveu ampliar e melhorar a experiência no Windows 11. O sistema operacional agora oferece o modo Auto HDR para diversos jogos, além de permitir que eles tenham acesso direto para recursos da placa de vídeo.

O HDR automático permite que jogos SDR (faixa dinâmica padrão) sejam executados com melhorias de HDR em monitores que o suportam.

A empresa também está promovendo o DirectX 12 Ultimate como um pilar fundamental para jogos no Windows 11. O DX12 Ultimate inclui novos recursos para desenvolvedores, como Raytracing 1.1, sombreamento de taxa variável, Feedback de amostragem e muito mais.

Outra novidade é uma maior integração entre o Windows 11 e o Xbox, permitindo o cross-play em alguns títulos.

Nova Microsoft Store

Em busca de atender a todos os públicos e facilitar a integração entre plataformas, a Microsoft agora deve intensificar ainda mais a publicação de web apps na sua loja, inclusive a disponibilização de títulos do Android por meio da Amazon Store.

Além disso, ao contrário de Google e Apple, a Microsoft também garante que os desenvolvedores poderão garantir 100% de sua receita ao disponibilizar seus apps na nova Store.

Os desenvolvedores agora serão capazes de manter 100 por cento de sua receita se trouxerem seu próprio mecanismo de vendas.

Disponibilidade

Por mais que tenha animado o público e deixado muita gente ansiosa, a Microsoft infelizmente ainda não confirmou uma data para lançamento do Windows 11. Mesmo assim, rumores já revelaram que o software será distribuído gratuitamente para quem tem as versões 7, 8.1 e 10.

O que achou do novo Windows 11? Conte para nós a sua opinião aqui nos comentários.


45

Comentários

Windows 11 é anunciado com novo design, melhorias e mais recursos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista