LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mais da metade dos brasileiros utilizam redes sociais como fonte de informação, revela Kaspersky

13 de outubro de 2021 5

Um estudo realizado neste ano pela Kaspersky em parceria com o instituto Corpa revelou que cerca de 71% dos brasileiros utiliza as redes sociais — Facebook, Instagram ou Twitter — como fonte de informação sobre os mais variados assuntos, incluindo política, saúde e ciência, temas que apresentaram uma alta demanda de buscas desde o início da pandemia causada pela covid-19.

A pesquisa também revela que cerca de 83% dos entrevistados disseram que cuidam da saúde com base em publicações vistas nesses veículos de comunicação, enquanto 88% das pessoas informaram que usam as redes sociais para se manterem informada sobre o funcionamento de serviços públicos.

Esses resultados apontam para eventuais riscos relacionados à privacidade dos usuários durante a procura por informação, visto que os criminosos podem se aproveitar dessa demanda para direcionarem as vítimas para páginas contendo dados falsos e que podem a ameaçar a segurança da navegação.

A empresa identificou que as mensagens de phishing — prática que consiste em induzir a vítima para fornecer seus dados pessoais — atingiu cerca de 15,4% dos brasileiros que usam redes sociais durante o período de oito meses, ressaltando a importância da adoção de práticas a fim de prevenir golpes virtuais.

[...] Logo que as regras de isolamento começaram, tivemos um "boom" dos ataques de phishing. Isso ocorreu porque os serviços online se tornaram a única opção para muitas pessoas que precisaram ficar em casa. Outro grande exemplo são os golpes para roubar o WhatsApp, que divulgamos há alguns meses"

Fabio Assolini
Analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.

Segundo os especialistas em cibersegurança, é preciso que as pessoas desconfiem de ligações telefônicas, mensagens de texto ou e-mails contendo informações ou propostas suspeitas, sendo recomendado verificar sempre o remetente buscar dados em canais oficiais do governo.

Você já recebeu alguma mensagem de phishing ou se deparou com sites suspeitos? Conta pra gente, comente!


5

Comentários

Mais da metade dos brasileiros utilizam redes sociais como fonte de informação, revela Kaspersky
  • Fake news são notícias falsas,por exemplo:tiveram 600 mil mortes por covid e na Net tem uma notícia dizendo que tem bem menos ou bem mais,BOLSOMINIONS NÃO ENTENDEM ESSE SIMPLES CONCEITO,TEM Q SE FERRAR MESMO,GADEIA UM GENOCIDA VELHO CHEFE DE QUADRILHA.

      • Fake News = qualquer coisa que vai contra a esquerdaAté hoje tem gente chamando o Aranha de estuprador e não tem a conta derrubada Tem Método ? Já foi julgado em duas instancias e mesmo assim continua a mentira e todos que divulgaram, pretendem que nada aconteceu agora que a mentira foi provada

          • Óia q nojo,um bolsominion,n vou nem falar nada pq bolsominion é violento(principalmente com mulheres,já q feminicidios aumentaram depois que Bozo virou "presidente") e muitas outras coisas.

            • óbvio.. a maioria das grandes mídias tradicionais estão todas aparelhadas e tem lado político..

              Brasileiro tá abrindo o olho.. Grupo Globo e seus aliados não tem a mesma credibilidade nas suas notícias.. sempre pegam frases soltas e muda o contexto.. sempre com notícias criticando e nunca notícias apoiando.. pq pra ela.. falar bem é propaganda e tem q pagar por divulgar essas notícias..

                • Está acontecendo, lá fora também eles estão acobertando crimes verdadeiros como os estupros em banheiros compartilhados enquanto divulgam casos falsos como o da Mari Ferrer

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Especiais

                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas