Tech 22 Set
O Brasil é o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia, de acordo com estudo que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial sobre o uso dessas mídias a nível mundial. Mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais pelo mundo, o que representa 53,6% da população mundial.
O levantamento, divulgado pela plataforma CupomVálido, aponta que os brasileiros ficam atrás somente de usuários das redes sociais nas Filipinas e na Colômbia, que gastam em média 4 horas e 15 minutos e 3 horas e 45 minutos, respectivamente.
Tal notícia não chega como grande surpresa, visto que outras pesquisas já haviam insinuado o aumento expressivo do uso de redes sociais no país. Psicólogos alertam para o fato de que 20% dos brasileiros não conseguem passar mais de 30 minutos longe de seus dispositivos, algo que certamente foi influenciado pela pandemia e consequente necessidade de interação, seja ela a trabalho, estudo ou lazer, através da Internet.
Ao considerar o tempo conectado à internet (tanto para trabalho e lazer) e os diferentes dispositivos (computador e smartphones), a Filipinas é o país onde os usuários mais permanecem conectados à Internet, com 10 horas e 56 minutos no total.
Na ponta oposta se encontra o Japão, em média os usuários utilizam a internet apenas 4 horas e 25 minutos por dia. A média mundial é de 6 horas e 54 minutos.
O Brasil se encontra na segunda posição global dentre os países que mais gastam tempo na Internet. Em média, os brasileiros passam 10 horas e 8 minutos por dia conectados, seja para trabalho ou lazer. Deste total, 4 horas e 51 minutos o acesso é via computador e 5 horas e 17 minutos via smartphone.
A tendência mostra um forte crescimento do uso de Internet via smartphones. Nos 5 últimos, 37,7% das pessoas utilizavam a internet pelo smartphone, e atualmente mais da metade (52,8%) utilizam este meio.
No Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais. Isso representa 70,3% do total de habitantes, um dos maiores percentuais dentre todos os países. O Sudeste é a região do Brasil com a maior taxa: cerca de 78% dos usuários utilizam redes sociais.
Ao levar em consideração a faixa etária, o grupo entre 16 e 24 anos são os que mais utilizam redes sociais no Brasil. Mais de 92% dos usuários deste público checam as redes pelo menos uma vez ao mês.
Em 2015 os internautas entre 16 e 64 anos passavam em média 6 horas e 20 minutos por dia conectados à internet. Já em 2020, o número saltou para 6 horas e 54 minutos, configurando um aumento de mais de 8%.
O Brasil está na 2ª posição no ranking mundial que contabiliza usuários do WhatsApp, com mais de 108 milhões de usuários ativos (somente atrás da Índia). Porém, o Youtube é a rede social mais utilizada pelos brasileiros: cerca de 96,4% dos internautas entre 16 e 64 anos utilizaram-no pelo menos uma vez no último mês.
Ao levar em consideração o tempo gasto em cada plataforma, o WhatsApp segue na liderança, na média os usuários gastam 30 horas por mês em conversas no aplicativo. O Facebook fica em segunda posição, com 15 horas por mês, e há um empate entre o Instagram e o Tiktok, com 14 horas por mês.
Comentários