LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Alô, SpaceX! Governo Francês anuncia que vai acelerar produção do seu próprio foguete reutilizável

08 de dezembro de 2021 0

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, anunciou na última segunda-feira (6) um plano para a Europa desenvolver um foguete reutilizável de forma mais rápida e acirrar a disputa com a SpaceX, de Elon Musk.

De acordo com a agência de notícias Reuters, o plano anunciado prevê que a empresa aeroespacial ArianeGroup, com sede na França, desenvolva um novo foguete de baixo orçamento e reutilizável chamado Maïa até o ano de 2026.


“Pela primeira vez, a Europa terá acesso a um lançador reutilizável. Em outras palavras, teremos nosso SpaceX, teremos nosso Falcon 9. Vamos compensar uma má escolha estratégica feita há dez anos”, disse Le Maire.

Entretanto, o site Ars Technica ressalta que, pelo que se sabe até agora, Maïa não vai ser o “Falcon 9” da Europa. Ele terá uma capacidade de elevação de até 1 tonelada métrica até a órbita baixa da Terra e será movido por um motor Prometheus de reuso.

Esse motor é alimentado por metano e oxigênio líquido, e tem um impulso comparável a um único motor Merlin 1D, que equipa o foguete Falcon 9 da SpaceX, que conta com nove deles. Sendo assim, o foguete de Elon Musk tem cerca de 15 vezes mais capacidade de elevação.

O governo francês deve financiar o desenvolvimento de Maia por conta própria. Em outubro, o presidente Emmanuel Macron anunciou que o país investiria 30 bilhões de euros (cerca de R$190 bilhões) em um plano para fomentar a inovação industrial.

Analistas do mercado aeroespacial apontam ainda que, ao perceber que a sua indústria ficou para trás de concorrentes, especialmente a SpaceX, a Europa resolveu tentar reverter a situação com a ampliação de investimentos no setor.

E você, gostaria de ser um dos passageiros dessas naves? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


0

Comentários

Alô, SpaceX! Governo Francês anuncia que vai acelerar produção do seu próprio foguete reutilizável
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista