LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Frontier: o supercomputador mais rápido do mundo e que possui hardware da AMD

31 de maio de 2022 2

A computação de alta performance (HPC, na sigla na inglês) oferece "supermáquinas" que alimentam grandes servidores e servem outras aplicações específicas que precisam de uma altíssima velocidade de processamento e grande capacidade de memória.

A AMD, que também atua nesse segmento, destacou nesta semana o Frontier, um sistema do Oak Ridge National Laboratory (ORNL), localizado no Tennessee, nos Estados Unidos, que é apontado como o supercomputador mais rápido mundo.


A afirmação da AMD é baseada nas edições mais recentes dos rankings Top500 e Green500, que classificam as máquinas do segmento. O Frontier obteve a pontuação de 1,1 exaflops, tornando-se o primeiro supercomputador a quebrar a barreira da exascale.

O desempenho do Frontier é mais que o dobro do sistema número dois e maior que a soma dos próximos sete sistemas na lista Top500. O equipamento também foi elogiado por possuir uma boa eficiência energética.

Os testes apontaram também que o Frontier oferece 62,68 gigaflops/watt de eficiência de energia a partir de um único gabinete de processadores AMD EPYC de 3ª geração otimizados e aceleradores com a GPU AMD Instinct MI250x.

A máquina é também o sistema de Inteligência Artificial mais rápido do mundo com a marca de 6,86 exaflops no benchmark HPL-AI, o equivalente à execução de 68 milhões de instruções por segundo em cada um dos 86 mil milhões de neurónios do cérebro.

Especificações do 'monstro'

O Frontier consegue entregar todo esse desempenho graças aos seus 9408 processadores Trento da AMD com 64 núcleos, sendo que cada chip é acompanhado por nada menos que 512 GB de memória RAM DDR4 e quatro GPUs AMD Radeon Instinct MI250X.

Ao todo, o sistema tem 602112 núcleos de processamento e 4,6 petabytes de memória RAM. Já o total de núcleos dos GPUs MI250X é de 8138240 e o todo de memória gráfica HBM é de 4,6 petabytes, sendo 128 GB para cada GPU.

O sistema é refrigerado a água e usa mais de 22 mil litros para manter os componentes à temperatura de funcionamento correta. A capacidade de armazenamento é de 700 petabytes com a velocidade máxima de transferência de dados de 75 TB/s.

Atualmente, 5 dos 10 primeiros computadores do ranking usam processadores EPYC da AMD, com o Frontier liderando. Contudo, a Intel planeja ultrapassa-lo com a Aurora, uma máquina que promete até 2 exaflops e deve entrar em funcionamento no final do ano ou em 2023.


2

Comentários

Frontier: o supercomputador mais rápido do mundo e que possui hardware da AMD
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2