LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD confirma lançamento da arquitetura Zen 5 em 2024 e adianta Zen 4 com 3D V-Cache

10 de junho de 2022 0

A AMD publicou seu relatório financeiro anual na quinta-feira (09), revelando suas diversas expectativas para os próximos anos. Para visualizar as principais novidades esperadas, a fabricante de hardware divulgou um cronograma que mostra as janelas de lançamento de várias linhas de processadores de futuras gerações.

Conforme apontado pelo material, a arquitetura Zen 3 será “aposentada” com o lançamento dos processadores baseados em Zen 4 em 2022. A AMD aumentou as expectativas dos fãs com uma pequena prévia do desempenho desses chips, e agora, sabemos que haverá versões equipadas com 3D V-Cache, sua técnica de “empilhamento” de cache.

(Imagem: AMD)

Com isso, ao longo de 2022 e 2023, teremos processadores baseados em Zen 4, Zen 4 com 3D V-Cache e Zen 4c. A variante “c” da microarquitetura será uma atualização intermediária que consistirá em reduzir a litografia do hardware para 4 nanômetros, assim como funcionou a transição dos processadores com Zen 3 para Zen 3+.

Para 2024, a “equipe vermelha” deve utilizar a mesma estratégia. A Zen 5 deve ser lançada com processo de fabricação de 4 nanômetros e ganhará uma versão com a tecnologia 3D V-Cache. À essa altura, a expertise do empilhamento de memória deve ter sido dominada — portanto, é possível que os processadores não sofram grandes aumentos de preço.

Ainda, a arquitetura receberá um aprimoramento final “Zen 5c”, que aumentará a densidade de transistores com o processo de fabricação de apenas 3 nanômetros.

A AMD acrescenta que os núcleos das arquiteturas Zen 4c e Zen 5c serão utilizados em processadores de alta densidade para servidores otimizados para trabalhos em nuvem. A primeira aparição desses componentes ocorrerá com o lançamento do “EPYC Bergamo”, isto é, a 5ª geração da linha que integrará até 128 núcleos.

AMD Infinity de 4ª geração

A fabricante também deu uma palinha do que a arquitetura “Infinity”, baseada em chiplets, reserva para o futuro. A técnica que permite interconexão de núcleos, unidade gráfica, memória, cache e dies de entrada e saída receberá suporte aos recursos adquiridos da Xilinx, uma empresa que passou a integrar a divisão de computação adaptável da AMD.

(Imagem: AMD)

Além disso, a empresa se aderiu ao consórcio “CXL”, que busca criar um padrão para a interconexão entre processadores e outros componentes, como uma placa de vídeo e memória RAM, de modo que aumente a abrangência de seus produtos. A 4ª geração da arquitetura será suporte às memórias baseadas no padrão CXL 2.0.

Outra padronização que será refletida na próxima iteração da Infinity é o UCIe, um consórcio que busca unificar o design de interconexão de die para die nos chiplets. O foco dessas melhorias é reduzir os custos de fabricação dos processadores e tornar a compatibilidade dos produtos muito mais popular.

O que você espera da próxima leva de processadores da AMD? Comente!


0

Comentários

AMD confirma lançamento da arquitetura Zen 5 em 2024 e adianta Zen 4 com 3D V-Cache
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2