LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Estados vão ao STF contra lei que limita cobrança do ICMS para telecomunicações e outros

01 de julho de 2022 9

Governadores de 11 estados e do Distrito Federal foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei que limita a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre telecomunicações e outros produtos e serviços.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) aberta pelos governadores pede uma liminar (decisão provisória) para suspender a lei, que dizem ser inconstitucional. Entre outros pontos, eles argumentam que os estados possuem autonomia para fixar alíquotas tributárias.


Os gestores estaduais demonstram preocupação com a redução da receita, e destacaram que os combustíveis, por exemplo, foram responsáveis por 86% das arrecadações estaduais e distrital em 2021.

A Lei Complementar 192/2022 estabeleceu as comunicações, os combustíveis, a energia elétrica, e os transportes como itens essenciais “para fins de tributação”. Com isso, a alíquota do ICMS para esses itens ou serviços não pode passar de 17% ou 18%.

O objetivo da medida é tentar controlar a inflação e o aumento substancial dos combustíveis. Dessa forma, a nova lei pode até baratear os planos de operadoras de telefonia móvel, que também são impactadas pelo projeto.

Estados contrários e favoráveis

Conforme uma apuração do site TeleSíntese, além do Distrito Federal, os estados contrários a redução do ICMS para telecomunicações e os outros setores são os seguintes:

  • Alagoas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Maranhão;
  • Paraíba;
  • Pernambuco;
  • Piauí;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Rio Grande do Norte;
  • Rio Grande do Sul;
  • Sergipe.

Já os favoráveis são:

  • Espírito Santo;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Rondônia;
  • Santa Catarina;
  • São Paulo;

Os demais estados ainda não possuem uma posição pública definida sobre o tema. Por fim, o governo federal têm defendido a medida, afirmando que ela é acertada num contexto mundial de luta pela redução dos preços de combustíveis.

O caso ainda deve ser analisado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal.

E você, o que pensa sobre esse tema? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!


9

Comentários

Estados vão ao STF contra lei que limita cobrança do ICMS para telecomunicações e outros
  • Antes havia 4 operadoras de telefone pagando impostos, agora tem 400 empresas de internet via fibra por estado pagando impostos. Imagina 400 "petrobra-zes" pagando impostos!!

      • Esse populismo de Bolsonaro vai custar caro ano que vem. A inflação já está altissima, então agora seria o momento de tentar contê-la e apertar os cintos neste momento pós pandemia... mas como é ano de eleição, tá todo mundo sendo irresponsável pra ganhar voto.

        Quem ganhar essa eleição desse ano vai pegar o Brasil arruinado. 2023 e 2024 vao ser os piores anos do Brasil.

          • Nada vem de graça para o povo, tudo tem um preço. Politico só é contra imposto em ano de eleição. Dando com uma mão e tirando com a outra.

              • A redução do ICMS nas contas de serviços essenciais, beneficiaria muito a população, pois esse imposto só em energia elétrica e telecom, muitas vezes passa os R$100 e isso faz muita diferença para a maioria, mesmo que pareça que não. De qualquer, redução de imposto é sempre bom, tendo em vista que os serviços estatais são de má ou péssima qualidade. Mesmo reduzido, eles ainda podem arrecadar de 17 a 18% só com esse imposto, sem contar os outros existentes. Só que como sempre no Brasil, a maior parte dos políticos só quer ferrar o povo.

                  • Cadê os Lulaminios %uD83D%uDC41%uFE0F%uD83D%uDC41%uFE0F

                      • Os estados no nordeste gastaram milhões de reais para contratar cantores mas festas juninas enquanto a população morre nas filas do SUS. Eles argumentam que vai tirar dinheiro da educação mas é mentira, eles querem mais dinheiro para roubar.

                          • Nenhum estado do Nordeste foi a favor, será por quê? kkkCombustíveis foram responsáveis por 86% da arrecadação estadual e distrital em 2021, é assustador e covarde essa porcentagem. Se alguns estados conseguem aceitar a lei, por que outros não? Enxuga a folha cancerígena que eles geram, que aí sobra dinheiro... - A arrecadação vai diminuir, vamos ao STF. - Mas e o povo? - o povo que se lasque.São uma piada, alguns governadores Brasil afora.

                              • A questão não é o imposto, o problema dos combustíveis é a forma como o preço é formulado.
                                Ele é formulado em disparidade do preço do barril do petróleo em dólar, o que não é correto, pq nossa moeda e muito desvalorizada comparada ao dólar então quando tem disparidade do dólar os preços sempre terão oscilação para mais, essa é a forma que os acionista estão usando pra ganhar dinheiro em cima da Petrobras, estuprando os brasileiros.
                                Abaixar o imposto por mais que resolve a dor temporária, ele não cura a ferida.
                                E o presidente da republican deveria mudar a forma como a Petrobras formulas seus preços.

                                Sou a favor da diminuição dos imposto mas o problema da Petrobras é muito maior que isso e o governos está mascarando pra não ter que mexer com os ricos acionistas.

                                  • Jovem, Concorrência é a alma do negocio. Quando pequenas operadoras de internet foram autorizadas a funcionar, o mercado passou a ter fibra ótica menos cara para todo lado. Até no interior onde nem sinal 2G de telefone chega.

                                    Antes havia 4 operadoras pagando impostos, agora tem 400 empresas de internet por estado pagando imposto. Imagina 400 "petrobra-zes" pagando imposto!!

                                    A solução é a mesma feita com a internet. Liberem o refino de petróleo e a livre comercialização.

                                  Android

                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                  Android

                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                  Windows

                                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                  Economia e mercado

                                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista