
Economia e mercado 03 Jan
05 de dezembro de 2022 0
O órgão antitruste da União Europeia multou o Google em 2018 alegando que a big tech estadunidense estaria abusando de seu poder e influência com o sistema Android na região. A empresa recorreu da decisão e a penalidade foi reduzida para 4,1 bilhões de euros, montante que deve ser pago pela companhia por supostamente violar regras locais.
Em um novo recurso no processo, o Google rebate as acusações de que estaria obrigando as fabricantes a integrar seus serviços nos smartphones, como a ferramenta de pesquisa e o navegador Chrome. De acordo com a companhia, o Android gerou "mais opções para todos, não menos", pontuando ter incentivos para empresas em vários países.
Economia e mercado 03 Jan
Economia e mercado 05 Dez
A defesa entrou com um recurso no Tribunal de Justiça Europeu para anular uma multa de 2,4 bilhões de euros aplicada com base no funcionamento da plataforma Google Shopping. Esta não é a primeira vez que a empresa é penalizada por supostamente adotar práticas anticompetitivas de mercado, visto também ter sido multada na Índia.
Em paralelo a isso, a Comissão Federal de Comércio também acusa o Google de ter divulgado propagandas enganosas sobre o Pixel 4, acusação que soma aos 43 sites europeus que entraram na Justiça contra a big tech afirmando existir problemas no mecanismo usado na aba Shopping inflacionando os preços.
Ainda que o Google seja um enorme alvo da União Europeia, a Apple também não escapa e já chegou a ser acusada de praticar monopólio por impedir a entrada de lojas rivais no sistema iOS.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários