LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft pode utilizar tecnologia de IA por trás do ChatGPT no Word, PowerPoint e Outlook

09 de janeiro de 2023 0

A Microsoft pode estar buscando novas formas de integrar tecnologias avançadas de inteligência artificial em seus aplicativos mais populares. De acordo com uma reportagem divulgada pelo The Information no sábado (07), a big tech estaria considerando utilizar mais tecnologias da OpenAI, empresa que ganhou atenção mundial com o ChatGPT.

Segundo as fontes, a Microsoft estaria interessada em integrar o GPT em aplicativos do Microsoft 365, incluindo o Word, PowerPoint e Outlook. Trata-se do mesmo modelo de inteligência artificial capaz de gerar texto com linguagem natural utilizado pelo ChatGPT, que abriu novos debates e preocupações em torno das capacidades da máquina.

(Imagem: Reprodução)

O GPT é sigla para “transformador generativo pré-treinado”, em tradução livre. Esse modelo de aprendizado de máquina desenvolvido pela OpenAI é capaz de gerar textos relevantes, válidos e com linguagem natural utilizando poucos dados de entrada. Como exemplo, é possível solicitar um poema sobre determinado assunto, receitas e muito mais.

Para a Microsoft, o GPT teria grande utilidade para melhorar a experiência dos usuários de seus aplicativos de produtividade. Segundo o The Information, a empresa já estaria utilizando o GPT para melhorar o preenchimento automático do Word, permitindo que o editor de textos recomende palavras e frases de forma mais precisa.

Especula-se que a gigante de Redmond estaria testando as capacidades desses modelos de IA em outros aplicativos do Microsoft 365, como o Outlook. O serviço de e-mail poderia sugerir respostas para mensagens recebidas automaticamente, por exemplo, ou escrever uma resposta a partir de uma solicitação do usuário, como:

Escreva um e-mail para meus contatos de trabalho dizendo que estou doente e não posso comparecer à reunião.

A OpenAI também está por trás do Dall-E, inteligência artificial especializada em geração de imagens. A Microsoft poderia aproveitar esses modelos para criar apresentações de slides diferenciadas no PowerPoint.

A desenvolvedora do Windows demonstrou interesse em integrar essa tecnologia ao Bing para tentar superar a popularidade do Google. Há quem acredite que a inteligência artificial irá, eventualmente, se tornar mais utilizada que o maior mecanismo de buscas do mundo, embora ainda cedo para avaliar o futuro do ChatGPT.

Microsoft possui laços estreitos com a OpenAI

A Microsoft é uma das empresas que mais investiram na OpenAI. Em 2019, a empresa aplicou US$ 1 bilhão na startup para aquecer o desenvolvimento da IA. A big tech adquiriu uma licença exclusiva para utilizar a tecnologia por trás do GPT-3 em 2020, portanto, é muito provável que sua suíte de aplicativos se torne ainda mais inteligente.

Durante a CES 2023, Panos Panay, CEO da Microsoft, disse que “a inteligência artificial irá reinventar como usamos o Windows”, sugerindo que a empresa está planejando ampliar a presença de machine learning e outras aplicações em seu sistema operacional.

Cabe lembrar que o Word, PowerPoint, Teams e vários outras ferramentas da companhia são equipadas com recursos baseados em algoritmos de inteligência artificial para tornar sua experiência mais fluida e produtiva. Com o GPT em aplicativos da Microsoft, a comercialização das ferramentas da OpenAI está ocorrendo muito mais rapidamente.


0

Comentários

Microsoft pode utilizar tecnologia de IA por trás do ChatGPT no Word, PowerPoint e Outlook
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2