LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lula sugere moeda comum e cooperação entre países da América do Sul

30 de maio de 2023 44

O presidente Lula defendeu que os países da América do Sul cooperem entre si numa série de pontos em reunião realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta terça-feira (30). Dentre as sugestões do presidente estão a criação de uma unidade de referência comum para o comércio para reduzir a dependência de moedas extrarregionais e uma iniciativa de convergência regulatória para democratizar procedimentos de importação e exportação.

O líder do Executivo também citou desafios tecnológicos enfrentados pelo mundo, desde problemas de infraestrutura, propagação de fake news, os efeitos da Covid-19 e da Guerra da Ucrânia, como forma de incentivar a integração dos países latinoamericanos frente à vulnerabilidade dos cenários políticos e econômicos.


“No Brasil e em outros países, recentes ataques às instituições democráticas, inclusive às sedes dos Poderes constitucionais, nos ofereceram uma trágica síntese da violência de grupo de extremistas que se valem de plataformas digitais para promover campanhas de informação e discurso do ódio”, disse Lula.

Lula afirmou que, unidos, os países da América do Sul formam a quinta economia global, com um mercado consumidor de 450 milhões de habitantes. O presidente trouxe ainda como sugestões ampliar os mecanismos de cooperação de última geração que envolva serviços, investimentos, comércio, eletrônicos e política de concorrência, atualizar a carteira de projetos do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (Cosiplan) e a criação de um grupo integrado com representantes de cada um dos países da América do Sul para apresentar um plano conjunto, em até 120 dias, sobre os debates que ocorrerão no encontro entre os países nesta tarde.


44

Comentários

Lula sugere moeda comum e cooperação entre países da América do Sul
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista