
Tech 07 Jun
09 de junho de 2023 7
A Apple concluiu a transição dos processadores x86 da Intel para a arquitetura ARM com o lançamento do Mac Pro com M2 Ultra. Também disponível como opção mais poderosa do Mac Studio, essa plataforma teve seu primeiro teste de benckmark revelado nesta sexta-feira (09), indicando uma melhoria tímida em relação ao M1 Ultra.
O Mac Studio com M2 Ultra apareceu em testes do Geekbench 5 com 1.956 pontos em single-core e 27.945 pontos em multi-core. Isso significa que o novo chip é cerca de 18% mais rápido que seu antecessor. Compare:
Os testes de multi-core indicam que o M2 Ultra é cerca de 12% mais veloz que o AMD Ryzen 9 7950X. Com uma margem pouco significativa, o processador se mostrou apenas 2% mais veloz que o Intel Core i9-13900K na mesma métrica.
Considerando o desempenho de um único núcleo dos processadores, o M2 Ultra fica em desvantagem e apresenta pontuação abaixo do Ryzen 9 7950X e Core i9-13900K. Por outro lado, os processadores da Apple são famosos por apresentarem um consumo de energia muito menor que seus rivais no portfólio da Intel.
O avanço modesto do M2 Ultra é justificado pelo uso do processo de 5 nanômetros da TSMC. A Apple optou por utilizar uma “segunda geração” da litografia, mas a densidade de transistores não deve um grande aumento em relação ao M1 Ultra.
O desempenho de single-core de uma CPU é importante para a execução de jogos, uma vez que esse tipo de aplicação costuma utilizar todo o potencial de um núcleo e deixar poucas tarefas secundárias para os demais. O Ryzen 9 7950X3D e Core i9-13900K, por exemplo, são vendidos como os melhores processadores para jogos do mercado.
Em outra mão, o desempenho de multi-core é fundamental para aplicativos de produtividade, nos quais várias tarefas são processadas ao mesmo tempo, como softwares de edição gráfica (Adobe Photoshop, por exemplo) e renderização de vídeos em alta qualidade. O M2 Ultra é um processador voltado para esse tipo de conteúdo.
Embora as simulações de aplicações reais sejam usadas para avaliar o desempenho de uma CPU, nenhuma plataforma de benchmark consegue representar fielmente os benefícios reais de um processador, que podem variar de acordo com seu consumo de energia, gerenciamento térmico, sistema operacional e vários outros fatores raramente considerados.
O que você achou do desempenho do M2 Ultra? Comente abaixo!
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Motorola lança primeira conta digital do mundo integrada a um smartphone
ASUS lança novo celular gamer ROG Phone 5s e 5s Pro no Brasil; confira os preços
Comentários