LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple M2 Ultra é 18% mais veloz que M1 Ultra e fica pouco acima do Core i9-13900K; veja o benchmark

09 de junho de 2023 7

A Apple concluiu a transição dos processadores x86 da Intel para a arquitetura ARM com o lançamento do Mac Pro com M2 Ultra. Também disponível como opção mais poderosa do Mac Studio, essa plataforma teve seu primeiro teste de benckmark revelado nesta sexta-feira (09), indicando uma melhoria tímida em relação ao M1 Ultra.

O Mac Studio com M2 Ultra apareceu em testes do Geekbench 5 com 1.956 pontos em single-core e 27.945 pontos em multi-core. Isso significa que o novo chip é cerca de 18% mais rápido que seu antecessor. Compare:

Pontuações do M2 Ultra e M1 Ultra, respectivamente (Imagens: Geekbench)

Os testes de multi-core indicam que o M2 Ultra é cerca de 12% mais veloz que o AMD Ryzen 9 7950X. Com uma margem pouco significativa, o processador se mostrou apenas 2% mais veloz que o Intel Core i9-13900K na mesma métrica.

Considerando o desempenho de um único núcleo dos processadores, o M2 Ultra fica em desvantagem e apresenta pontuação abaixo do Ryzen 9 7950X e Core i9-13900K. Por outro lado, os processadores da Apple são famosos por apresentarem um consumo de energia muito menor que seus rivais no portfólio da Intel.

Pontuações do Intel Core i9-13900K e AMD Ryzen 9 7950X, respectivamente (Imagens: Geekbench)

O avanço modesto do M2 Ultra é justificado pelo uso do processo de 5 nanômetros da TSMC. A Apple optou por utilizar uma “segunda geração” da litografia, mas a densidade de transistores não deve um grande aumento em relação ao M1 Ultra.

M2 Ultra perde para rivais em single-core

O desempenho de single-core de uma CPU é importante para a execução de jogos, uma vez que esse tipo de aplicação costuma utilizar todo o potencial de um núcleo e deixar poucas tarefas secundárias para os demais. O Ryzen 9 7950X3D e Core i9-13900K, por exemplo, são vendidos como os melhores processadores para jogos do mercado.

Em outra mão, o desempenho de multi-core é fundamental para aplicativos de produtividade, nos quais várias tarefas são processadas ao mesmo tempo, como softwares de edição gráfica (Adobe Photoshop, por exemplo) e renderização de vídeos em alta qualidade. O M2 Ultra é um processador voltado para esse tipo de conteúdo.

Embora as simulações de aplicações reais sejam usadas para avaliar o desempenho de uma CPU, nenhuma plataforma de benchmark consegue representar fielmente os benefícios reais de um processador, que podem variar de acordo com seu consumo de energia, gerenciamento térmico, sistema operacional e vários outros fatores raramente considerados.

O que você achou do desempenho do M2 Ultra? Comente abaixo!

Veja mais!


7

Comentários

Apple M2 Ultra é 18% mais veloz que M1 Ultra e fica pouco acima do Core i9-13900K; veja o benchmark
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista