
Economia e mercado 13 Jul
21 de julho de 2023 0
O Google comemorou, em 20 de julho de 2023, seu 18º aniversário no Brasil. A “gigante das buscas” teve um impacto significativo na vida de estudantes, profissionais e os usuários curiosos que acompanharam a evolução da internet ao longo das últimas décadas, e para celebrar sua trajetória, é hora de conferir os principais marcos da empresa no país.
O Google chegou oficialmente no país em 20 de julho de 2005, quando comprou a Akwan Information Technologies, uma empresa brasileira de soluções tecnológicas sediada em Belo Horizonte fundada por um grupo de professores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em menos de dois anos, a gigante tecnológica formou um time de especialistas para inaugurar o primeiro Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Google na América Latina. Em novembro de 2006, a unidade iniciou suas operações no país.
Tão popular quanto o mecanismo de buscas, o YouTube ganhou uma versão brasileira com site em português do Brasil em 2007, tornando o ambiente muito mais amigável para os usuários e moldando o que viria a ser um dos principais meios de conectar as pessoas.
Mais que uma plataforma de vídeos, hoje, o YouTube é o ambiente de trabalho de milhões de influenciadores do meio digital que passaram a ser chamados de “youtubers”. Além disso, o aplicativo recebeu funções como o YouTube Kids e o YouTube Music, bem como um modelo de assinatura que garante vários benefícios aos usuários.
O Android, sistema operacional para celulares do Google, chegou ao Brasil em 2009. Os modelos desembarcaram no país com a promessa de tornar os smartphones mais inteligentes e preparados para a navegação na web. O Motorola DEXT, por exemplo, estreou no final daquele ano executando o Android 1.5.
O Brasil foi o primeiro país com suporte para o Street View na América Latina. Integrado ao Google Maps, o recurso estreou em setembro de 2010 com suporte para 51 cidades brasileiras com visualização em 360º. Ao todo, os carros da empresa percorreram 150 mil quilômetros de vias para capturar milhões de imagens.
Outro recurso que impactou o Brasil é o Plus Codes, de 2019, que ajudou a endereçar áreas rurais do estado de São Paulo. Desde 2022, a tecnologia passou a ser mais abrangente e está possibilitando o mapeamento de endereços digitais para as favelas em São Paulo, como Paraisópolis e Favela dos Sonhos.
O Google Shopping, a versão dedicada a compras on-line do mecanismo de buscas, estreou no Brasil em outubro de 2011. Novamente, o país foi o primeiro latino-americano com uma versão própria do serviço. A ferramenta, desde então, ajuda milhares de comerciantes e empreendedores a aumentarem o alcance de seus produtos na web.
Em 2012, o Google inaugurou seu novo escritório de negócios em São Paulo, localizado na região da Faria Lima. O espaço abrigava inicialmente cerca de 300 funcionários, mas passou por grandes expansões ao longo do tempo. Já em 2023, a big tech abriu as portas de um segundo escritório como parte da expansão das divisões de Engenharia e do Google Cloud.
E por falar na nuvem, em 2017, o Google inaugurou sua primeira infraestrutura dedicada aos seus serviços de nuvem da América Latina em São Paulo. A cloud region é parte de um investimento que já acumulou R$ 1,6 bilhões entre 2017 e 2022.
O Google Assistente, atualmente presente em todos os celulares com Android, começou a falar o português do Brasil em 2017. O assistente virtual recebeu várias melhorias desde sua estreia no país, e atualmente, conta com as avançadas tecnologias de inteligência artificial da empresa para ter uma linguagem mais natural e amigável.
Reiterando seu compromisso com a informação, o Google elaborou um sistema que fornece detalhes de sintomas e doenças mais buscados pelos usuários em todo o mundo. Esse serviço foi integrado à busca em 2016, e nos últimos anos, recebeu atualizações com melhorias para ajudar milhões de pessoas com dúvidas sobre seus quadros clínicos.
Durante a pandemia de coronavírus, a empresa trabalhou para fornecer dados precisos e constantemente atualizados sobre o balanço da emergência pública em uma interface de usuário simplificada. Além disso, iniciativas como o Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo, que apoiou redações, foram anunciadas entre 2020 e 2022.
Já em 2023, o Google adicionou informações sobre postos de vacinação no Google Maps e Busca, reunindo a localização de mais de 40 mil postos de saúde em todo o Brasil.
Por meio de sua parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, o Google fornece informações oficiais sobre as eleições diretamente na Busca desde 2014.
Nas últimas eleições, o trabalho foi ampliado para abranger candidatos de nível estadual, de forma que a verificação de anunciantes passasse a ser uma exigência para inserir propaganda eleitoral de candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembleia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O Google é uma das empresas que estão na vanguarda da inteligência artificial, e em 2023, suas ferramentas avançadas começaram a ter maior participação na vida dos usuários. Recentemente, a companhia anunciou suas novas parcerias com autoridades para o uso de suas tecnologias a fim de monitorar o desmatamento na Amazônia.
Empenhada em ampliar o uso da IA para abordar problemas relacionados às mudanças climáticas e saúde humana, a empresa também disponibilizou um sistema de alertas em tempo real para inundações para os usuários do Android.
Uma das mais recentes inovações do Google é o Bard, um chatbot de inteligência artificial concorrente do ChatGPT e Bing Chat. Ainda está em fase experimental, a ferramenta começou a ser disponibilizada para os brasileiros na última semana com geração de texto em português do Brasil. Para testá-lo, basta acessar o site bard.google.com.
O Bard é alimentado pelo LaMDA, um modelo de inteligência artificial generativa criado pelo Google. O objetivo dessa tecnologia é fornecer dados e gerar diferentes tipos de conteúdo artístico ou técnico de forma tão simples quanto realizar uma busca no Google.
“O Google tem sido uma força positiva para o Brasil. A empresa ajudou a tornar o país mais conectado, mais informado e mais inovador”, disse o Bard, ao pedirmos que comentasse, em poucas palavras, o impacto da empresa no Brasil.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários