
Apple 12 Nov
16 de novembro de 2023 14
Chegou a hora de ficar bem informado sobre tudo o que rolou de mais importante nos últimos dias em mais uma edição do Plantão TC, o nosso "jornal" semanal onde separamos as melhores notícias da semana para que você fique por dentro de tudo em um só lugar.
Nesta edição nós vamos explorar o lançamento de smartphones Android com 20 GB de RAM para permitir o uso de recursos baseados em Inteligência Artificial. Além disso, rumores dizem que a Apple tem testado iPhones 16 com furo na tela ao invés da atual pílula.
Outros assuntos relevantes incluem a Xiaomi Band 8 chegando oficialmente ao Brasil, o Galaxy M55 sendo preparado para lançamento e também o SteamOS sendo preparado para outros consoles portáteis.
O mercado de smartphones Android em breve começará a receber novos modelos com 20 GB de RAM ou até mais. Isso porque, segundo informações reveladas nesta semana, celulares Android podem precisar de até 20 GB de RAM para poder oferecer recursos baseados em Inteligência Artificial.
Com isso, o atual padrão de 8 GB de RAM pode ser elevado para 12 GB em breve para que os aparelhos possam começar a oferecer recursos de geração de imagens com IA. Já a IA mais abrangente vai necessitar dos 20 GB.
Por isso, não é atoa que temos visto empresas falarem em aparelhos com 32 GB de RAM. Ou seja, no futuro os celulares Android terão mais que o triplo de RAM de um MacBook Pro.
O Redmi Note 13R Pro foi listado pela operadora China Telecom, indicando que ele está pronto para ser lançado no país.
O intermediário tem um visual para lá de diferenciado, sendo que a sua tela é uma OLED de 6,67 polegadas com taxa de 120 Hz. O chipset é o MediaTek Dimensity 6080 e ele trabalha com 12 GB de RAM, há câmera principal de 108 MP e frontal de 16 MP.
Completam o conjunto, a bateria de 5.000 mAh e o Android 13 como sistema operacional, sendo que a China Telecom lista o aparelho por algo em torno de R$ 1.340.
Por enquanto, não há previsão de lançamento global desse smartphone.
A Valve anunciou na última semana o Steam Deck OLED que, como o próprio nome já diz, tem uma tela OLED como grande destaque. A empresa também prometeu mais autonomia e algumas mudanças que melhoram a jogabilidade.
Contudo, o que todo mundo quer saber é quando o SteamOS vai chegar aos PCs. O sistema é baseado em Linux e fez o software do ganhar muitos adeptos dentro da Steam.
Segundo dois membros da equipe do Deck, há sim planos para levar o SteamOS para os PCs, mas, antes disso, a empresa pretende disponibilizar o software para outros dispositivos portáteis, como certos aparelhos que seguem a mesma linha do Deck.
Ainda mais quando levamos em consideração que a maioria desses portáteis funcionam com APUs da AMD. Por isso, essa é uma ótima notícia para quem tem um ROG Ally ou Lenovo Legion Go, que executam Windows.
Isso porque será possível usar os dois sistemas em dual-boot para ter o melhor dos mundos.
A Xiaomi Smart Band 8 foi lançada oficialmente no Brasil e o preço meio que assustou um pouco. Vamos lá. A pulseira inteligente tem design compacto com tela AMOLED de 1,62 polegada e modo Always On Display.
Além disso, ela é capaz de monitorar os batimentos cardíacos, o nível de oxigênio no sangue, o sono e suporta o acompanhamento de até 200 atividades físicas.
A autonomia total é de até 16 dias. Ou seja, a Xiaomi Band que todo mundo gosta, mas aqui no Brasil ela é vendida oficialmente por R$ 570 nas lojas oficiais e no site da Xiaomi.
O Galaxy M55 passou por certificações na última semana e tudo indica que ele deve ser lançado em breve. Segundo o banco de dados IMEI, o aparelho será vendido em duas variantes.
A primeira será dedicada ao mercado europeu e contará com chipset Snapdragon, enquanto que a segunda será global e terá o Exynos. Outros detalhes revelados sobre o aparelho incluem conexão 5G, Wi-Fi em banda dupla e NFC para pagamentos por aproximação.
As demais especificações permanecem sob segredo, mas certamente o M55 terá tela AMOLED, câmera principal que pode bater os 108 MP e bateria na faixa dos 6.000 mAh ou mais.
Novos rumores divulgados nesta semana indicam que a Apple está testando protótipos da linha iPhone 16 com furo na tela.
Ou seja, há chances da empresa de Cupertino abandonar a ilha dinâmica no futuro nos modelos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max.
No entanto, o que ninguém sabe é o que a Apple poderá fazer com os sensores do Face ID, uma vez que eles são os responsáveis pela atual pílula. Há quem diga que a empresa pode encontrar uma solução para colocar tudo sob o display.
Contudo, como a empresa não comenta o assunto, é preciso lembrar que tudo está no campo dos rumores. Isso porque a Apple até pode testar esses protótipos com furo, mas dificilmente a novidade chegará no iPhone 16.
Isso porque somente agora os aparelhos não Pro ganharam esse recurso da ilha dinâmica. Por isso, é mais provável que uma alteração drástica dessas só chegue no iPhone 18.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários