LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Smartphone é o favorito para games e mulheres crescem em participação no Brasil, diz pesquisa

27 de fevereiro de 2024 12

O mercado de games segue crescendo no Brasil e uma pesquisa divulgada nesta semana comprova que 85,4% dos entrevistados consideram que jogos eletrônicos são uma das suas principais formas de diversão.

A "Pesquisa Game Brasil (PGB)" foi realizada durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro deste ano, sendo que os dados mostram que 73,9% afirma jogar algum tipo de jogo digital.

Quando esse número é comparado com 2023, temos um crescimento de 3,8 pontos percentuais.

Confira mais detalhes da pesquisa.

Smartphone é a plataforma favorita

Imagem/reprodução: Pesquisa Game Brasil (PGB).

Assim como na edição anterior, o smartphone continua sendo a plataforma mais usada pelo brasileiro, com 48,8% de participação. Os computadores aparecem na vice-liderança, com 22,6%, e os consoles fecham o pódio, com 21,7%.

Em comparação com o ano anterior, houve uma queda de 2,9 pontos percentuais (51,7%), mas a diferença para os outros meios de jogo ainda é significativa.

Um ponto a destacar é que os computadores recuperaram o segundo lugar na preferência dos brasileiros. Passando de 19,4% para 22,6%, os PCs, que incluem desktops e notebooks, estão bem equilibrados com os consoles, que têm apenas 0,9 pontos percentuais de diferença.

O público gamer

Imagem/reprodução: Pesquisa Game Brasil (PGB).

Outra novidade da pesquisa deste ano é um aumento considerável no número de mulheres que jogam, uma vez que os números se igualaram tecnicamente, com 50,9% do público sendo feminino e 49,1% masculino.

Em relação à idade, os dados indicam um envelhecimento do público gamer. As faixas etárias mais representadas são de 30 a 34 anos, com 16,2%; e de 35 a 39 anos, com 16,9%. Em contraste, os públicos mais jovens apresentam uma participação menor, com 14,6% para a faixa dos 20 a 24 anos e os mesmos 14,6% para a faixa dos 25 a 29 anos.

A faixa etária mais jovem, de 20 a 24 anos, teve uma diminuição de 0,5 pontos percentuais, e a de 25 a 29 anos teve uma diminuição de 1,6 pontos percentuais em comparação com a pesquisa de 2023.

Quanto à classe social, a PGB 2024 revela que a maioria dos gamers brasileiros ainda pertence à classe média (B2, C1 e C2), totalizando 64,8%. A classe média-alta (B1) representa 11,6% do público; a classe alta (A) representa 15,8%; e a base da pirâmide (classes D e E) representa 7,8%.

A pesquisa também evidencia que a maioria dos jogadores brasileiros são negros (52,3%), quando se somam os pretos (11,2%) e pardos (41,2%). As pessoas que se declaram brancas representam 44,6% dos jogadores de jogos eletrônicos no Brasil.

Os níveis de experiências nos jogos digitais

Imagem/reprodução: Pesquisa Game Brasil (PGB).

Quando os jogadores são questionados sobre a sua experiência com os games, 70,6% dizem que se sentem mais bem-humorados quando jogam online e 76,8% sentem que jogos são uma maneira de relaxar, se sentir melhor e aprender uma nova habilidade.

Outro dado curioso é que 82,4% já fizeram amizade com alguém durante uma partida na internet e 71% dizem se sentir mais motivados a ganhar quando a disputa é contra outra pessoa.

Atualmente, 70,8% dos jogadores exibem com orgulho o nome dos seus times, clãs ou guildas, reforçando a identidade e envolvimento.

Por fim, A PGB 2024 fornece um panorama sobre os hábitos de jogo de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Com os pais respondentes falando sobre os hábitos de seus filhos, um destaque notável é que 82,8% dessas crianças e adolescentes jogam jogos eletrônicos.

Neste perfil, a preferência por dispositivos revela que smartphones são a plataforma principal para a maioria, com 45,3%, de acordo com os pais entrevistados, e 44,1% dos filhos jogam todos os dias.

Veja mais


12

Comentários

Smartphone é o favorito para games e mulheres crescem em participação no Brasil, diz pesquisa
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista