LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung encolhe, e chinesas fecham 2023 com crescimento no mercado de celulares da América Latina

27 de fevereiro de 2024 32

O mercado de celulares da América Latina obteve resultados positivos em 2023, registrando um crescimento anual de 2%. As informações foram publicadas na segunda-feira (26) em um novo relatório da Canalys, que identificou vários pontos do cenário econômico atual que levaram ao melhor resultado de fim de ano ao segmento desde 2021.

O bom desempenho de final de ano contribuiu para que, no total, o mercado registrasse 118,9 milhões de unidades embarcadas em 2023. De acordo com os analistas, a indústria cresceu 20% no 4º trimestre do ano passado em comparação ao mesmo período em 2022. No topo da América Latina, a Samsung liderou em participação de mercado.

(Imagem: Canalys)

Embora a sul-coreana tenha mantido sua liderança em celulares na América Latina, houve uma grande retração em sua quota de mercado. A Samsung caiu de 36% de market share para 28%, vendendo 8,8 milhões de unidades, e apesar de ser a empresa que mais entrega smartphones na região, houve margem de crescimento para a Motorola.

Na vice-liderança do setor, a Motorola forneceu 6 milhões de smartphones no último trimestre de 2023 na América Latina — um aumento de 5% em comparação aos dados de 2022. O aumento de embarques, contudo, é significativamente inferior se comparado ao crescimento de 42% da Xiaomi e 188% da Transsion (TECNO e Infinix).

As chinesas apresentaram uma grande evolução em seus embarques ao longo de 2023, e a temporada festiva contribuiu para haver um grande salto de participação de mercado da Xiaomi, TECNO e Infinix na América Latina.

“No 4º trimestre de 2023, a Samsung liderou na América Latina, mas sua participação de mercado ficou abaixo de 30% pela primeira vez desde o 4º trimestre de 2014, à medida que marcas concorrentes como Xiaomi, Transsion e ZTE impulsionaram os volumes no nível de entrada”, disse Miguel Pérez, consultor sênior da Canalys.

É explicado que as marcas chinesas se mantiveram fortes por meio do fortalecimento dos laços com operadoras em países como México e Colômbia, além de firmarem estratégias de expansão no Brasil e na América Central.

A Apple figurou em quinto lugar no ranking de empresas com maior participação na América Latina, registrando um crescimento anual de 20% no 4º trimestre de 2023. A expansão da big tech ocorreu graças ao sucesso de sua nova linha de celulares em mercados-chave, como Brasil e México, segundo os especialistas.

Samsung Galaxy S24 pode ajudar a elevar vendas da marca neste trimestre (Imagem: Reprodução)

“Notavelmente, a Apple experimentou um crescimento anual de 20%, em grande parte alimentado por seu sucesso no Brasil e no México, que responderam por 85% das remessas de modelos da família iPhone 15 [na América Latina]”, acrescentou Pérez.

Os resultados eram esperados, uma vez que a fabricante estadunidense costuma registrar picos de vendas após o lançamento de uma nova geração do iPhone, que historicamente acontece entre os meses de setembro e outubro.

Expectativa para 2024

“Apesar dos persistentes desafios socioeconômicos na América Latina, prevemos um crescimento de 3% no mercado regional de smartphones em 2024”, afirmou Pérez, que apontou fatores socioeconômicos que podem estimular o crescimento do mercado de smartphones durante o próximo ano.

O analista espera que ajustes nas taxas de juros em vários países da região poderão conter a inflação e “aumentar a confiança do consumidor”, levando ao aumento de compras. Pérez afirma também que os estoques estão em um nível favorável para a introdução de novos celulares, o que poderia favorecer modelos básicos e intermediários.

Veja mais!

Mais Notícias
Mais Notícias

32

Comentários

Samsung encolhe, e chinesas fecham 2023 com crescimento no mercado de celulares da América Latina
  • Isso seria óbvio acontecer, Samsung só lança um padrão de smartphone, só dá moral pro ultra , o resto é tudo porcaria, as outras empresas vem inovando, fazendo algo diferente, e é isso que o povo quer,

      • Bozónaro 26 na cabeça o resto é lixo.

          • Sossega a xota aí, isso é de 2023.. agora tem o S24 S24 plus é sucesso !

            • comprei um m34 com exynos 1280 vou provar que é possível sim ter uma boa experiência se você for um usuário avançado.

                • a diferença mora nos pequenos detalhes

                    • Viva as marcas chinesas %uD83D%uDC9B %uD83C%uDDE8%uD83C%uDDF3! Samsung e Apple flopando legal.

                        • No Brasil, Samsung domina. Custo-beneficio melhor nao tem.

                            • %uD83D%uDE02 %uD83D%uDE02 %uD83D%uDE02 %uD83D%uDE02 Seu Ambrósio falou que exynos é vida %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

                                • sim amigos, com certeza o seu Zé, 62 anos, não vai comprar um Samsung por causa do Exynos

                                  se perguntar pra ele o que é Exynos ele acha que é algum tipo de xingamento

                                    • Quando ele vai comprar um celular, vai perguntar para o neto dele qual o melhor, sendo que dinheiro não é problema em alguns casos, e o neto não vai recomendar seu vô um aparelho com CPU problemático.

                                        • Vai perguntar pro neto, e quando ele chegar na loja ele vai cair na lábia do vendedor e ignorar absolutamente TUDO que o neto falou

                                          Já vi muito mais casos assim do que eu gostaria...

                                          • É vc mesmo Zé tá velhinho ein.

                                            • Isso ae foi antes do remessa conforme hoje tudo mudou

                                                • Aumentaram as importações pelo Paraguai, esta aumentando dia a dia, fora ter prazos menores dos Chinas, o pessoal migrou para o Paraguai, conheço varias lojas da Santa Ifigênia que aumentaram suas vendas de produtos Xiaomi, Realme, OnePlus, Honor, Baseus, Ugreen, ESSAGER, pela alta procura deste modelos, como não tem mais AliExpress, agora o pessoal busca direto dos importadores locais, que aumentaram seus estoques, a diferença foi subida dos preços, mas ficam abaixo dos nacionais, além de entregar em 3 a 7 dias.

                                                    • Fato que fez aumentar de forma expressiva o número de batidas policiais da polícia civil na Santa Efigênia, 25 de Março e arredores como forma de coagir comerciantes que trazem, de forma legal ou ilegal, produtos importados e pedir subornos. Estão chegando também à paisana para ameaçar os mesmos de forma mais discreta e tirar cerca de 5 a 10 mil por mês de cada loja, principalmente de vendedores de telas de reposição.

                                                    • Interessante....

                                                      Mas no texto original:

                                                      A última pesquisa da Canalys revela que o mercado latino-americano de smartphones cresceu 20% no quarto trimestre de 2023, à medida que o forte impulso do consumidor do trimestre anterior continuou. O aumento foi alimentado principalmente por iniciativas intensificadas de marcas e canais destinadas a reabastecer os estoques. Isto foi associado a uma estabilidade socioeconómica restaurada em países-chave, que reforçou a confiança dos consumidores e estimulou o consumo durante a época alta de vendas de fim de ano. No ano de 2023, o mercado teve um crescimento de 2%, atingindo um total de 118,9 milhões de unidades. A região testemunhou sinais de recuperação no segundo semestre de 2023 para compensar o declínio experimentado nos dois primeiros trimestres, principalmente devido a um ciclo favorável de substituição de dispositivos.
                                                      %u201CNo quarto trimestre de 2023, a Samsung liderou na América Latina, mas sua participação de mercado caiu abaixo de 30% pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2014, à medida que marcas desafiadoras como Xiaomi, TRANSSION e ZTE impulsionaram os volumes no nível de entrada%u201D, disse Miguel Pérez, consultor sênior em Canalys. %u201CAo contrário de algumas marcas chinesas que estão a conquistar quota de mercado na região, a Samsung e a Motorola dinamizaram as suas estratégias de longo prazo. Eles fizeram a transição de uma abordagem centrada no volume nos segmentos de entrada e de baixo custo para a priorização da lucratividade por meio da segmentação de negócios. A Samsung agora visa os segmentos de gama média-alta e premium com a sua série A, Galaxy S e Galaxy Z, enquanto a Motorola está a solidificar a sua posição de segundo lugar ao cultivar parcerias fortes com grandes operadores e retalhistas. Embora os grandes volumes para os mercados de gama baixa e média sejam impulsionados pelas séries E e G, também está a ganhar terreno em segmentos de maior valor com as suas séries Edge e Razr dobráveis.%u201D

                                                      As marcas Infinix e Tecno da TRANSSION testemunharam um crescimento impressionante de 188% em mercados inexplorados como a América Central, o Caribe e o Equador, visando jovens consumidores preocupados com o valor no mercado aberto.

                                                      • Samsung tá flopado?

                                                          • Competição é isso, só os mais competentes e fortes sobrevivem; Samsung seguirá os passos da LG e Nokia sumirá do mercado frente, a avalanche, terremoto e furacão chinês.

                                                              • A Samsung gosta do Exynos na America Latina, reflexo dos números de unidades encalhada, diferente da Motorola, Xiaomi e Transsion (TECNO e Infinix), que dedicaram no snapdragon e dimensity, elevando sua participação de unidades, a Samsung não percebeu que deveria lança mais unidades com snapdragon e dimensity na linha intermediaria, deixando seu Exynos na linha de entrada. A Samsung vai seguir os passos da Nokia com o Symbian vs Android/iOS.

                                                                  • Marca podre

                                                                      • Vai forçando Exynos pra você ver só.

                                                                          • Samsung tem o que as chinesas ainda não tem. Confiabilidade. Pode dar defeito, mas eu prefiro contar com o suporte dela do que de uma empresa que é terceirizada na maioria dos países que atua.

                                                                              • Quem se lembra da velha Nokia?! %uD83D%uDE2C, tudo que é novidade desperta curiosidade, é novidade a Samsung não apresenta já faz é séculos.

                                                                                • Quem poderia imaginar né..

                                                                                    • ainda sim nenhuma chegará aos pés da Samsung ,qualidade nao se compara com essas xings lings

                                                                                      Economia e mercado

                                                                                      Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                                                                      Android

                                                                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                      Android

                                                                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                      Windows

                                                                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos