LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung encolhe, e chinesas fecham 2023 com crescimento no mercado de celulares da América Latina

27 de fevereiro de 2024 32

O mercado de celulares da América Latina obteve resultados positivos em 2023, registrando um crescimento anual de 2%. As informações foram publicadas na segunda-feira (26) em um novo relatório da Canalys, que identificou vários pontos do cenário econômico atual que levaram ao melhor resultado de fim de ano ao segmento desde 2021.

O bom desempenho de final de ano contribuiu para que, no total, o mercado registrasse 118,9 milhões de unidades embarcadas em 2023. De acordo com os analistas, a indústria cresceu 20% no 4º trimestre do ano passado em comparação ao mesmo período em 2022. No topo da América Latina, a Samsung liderou em participação de mercado.

(Imagem: Canalys)

Embora a sul-coreana tenha mantido sua liderança em celulares na América Latina, houve uma grande retração em sua quota de mercado. A Samsung caiu de 36% de market share para 28%, vendendo 8,8 milhões de unidades, e apesar de ser a empresa que mais entrega smartphones na região, houve margem de crescimento para a Motorola.

Na vice-liderança do setor, a Motorola forneceu 6 milhões de smartphones no último trimestre de 2023 na América Latina — um aumento de 5% em comparação aos dados de 2022. O aumento de embarques, contudo, é significativamente inferior se comparado ao crescimento de 42% da Xiaomi e 188% da Transsion (TECNO e Infinix).

As chinesas apresentaram uma grande evolução em seus embarques ao longo de 2023, e a temporada festiva contribuiu para haver um grande salto de participação de mercado da Xiaomi, TECNO e Infinix na América Latina.

“No 4º trimestre de 2023, a Samsung liderou na América Latina, mas sua participação de mercado ficou abaixo de 30% pela primeira vez desde o 4º trimestre de 2014, à medida que marcas concorrentes como Xiaomi, Transsion e ZTE impulsionaram os volumes no nível de entrada”, disse Miguel Pérez, consultor sênior da Canalys.

É explicado que as marcas chinesas se mantiveram fortes por meio do fortalecimento dos laços com operadoras em países como México e Colômbia, além de firmarem estratégias de expansão no Brasil e na América Central.

A Apple figurou em quinto lugar no ranking de empresas com maior participação na América Latina, registrando um crescimento anual de 20% no 4º trimestre de 2023. A expansão da big tech ocorreu graças ao sucesso de sua nova linha de celulares em mercados-chave, como Brasil e México, segundo os especialistas.

Samsung Galaxy S24 pode ajudar a elevar vendas da marca neste trimestre (Imagem: Reprodução)

“Notavelmente, a Apple experimentou um crescimento anual de 20%, em grande parte alimentado por seu sucesso no Brasil e no México, que responderam por 85% das remessas de modelos da família iPhone 15 [na América Latina]”, acrescentou Pérez.

Os resultados eram esperados, uma vez que a fabricante estadunidense costuma registrar picos de vendas após o lançamento de uma nova geração do iPhone, que historicamente acontece entre os meses de setembro e outubro.

Expectativa para 2024

“Apesar dos persistentes desafios socioeconômicos na América Latina, prevemos um crescimento de 3% no mercado regional de smartphones em 2024”, afirmou Pérez, que apontou fatores socioeconômicos que podem estimular o crescimento do mercado de smartphones durante o próximo ano.

O analista espera que ajustes nas taxas de juros em vários países da região poderão conter a inflação e “aumentar a confiança do consumidor”, levando ao aumento de compras. Pérez afirma também que os estoques estão em um nível favorável para a introdução de novos celulares, o que poderia favorecer modelos básicos e intermediários.

Veja mais!

Mais Notícias
Mais Notícias

32

Comentários

Samsung encolhe, e chinesas fecham 2023 com crescimento no mercado de celulares da América Latina
  • Isso seria óbvio acontecer, Samsung só lança um padrão de smartphone, só dá moral pro ultra , o resto é tudo porcaria, as outras empresas vem inovando, fazendo algo diferente, e é isso que o povo quer,

      • Bozónaro 26 na cabeça o resto é lixo.

          • Sossega a xota aí, isso é de 2023.. agora tem o S24 S24 plus é sucesso !

            • comprei um m34 com exynos 1280 vou provar que é possível sim ter uma boa experiência se você for um usuário avançado.

                • a diferença mora nos pequenos detalhes

                    • Viva as marcas chinesas %uD83D%uDC9B %uD83C%uDDE8%uD83C%uDDF3! Samsung e Apple flopando legal.

                        • No Brasil, Samsung domina. Custo-beneficio melhor nao tem.

                            • %uD83D%uDE02 %uD83D%uDE02 %uD83D%uDE02 %uD83D%uDE02 Seu Ambrósio falou que exynos é vida %uD83D%uDE02%uD83D%uDE02

                                • sim amigos, com certeza o seu Zé, 62 anos, não vai comprar um Samsung por causa do Exynos

                                  se perguntar pra ele o que é Exynos ele acha que é algum tipo de xingamento

                                  • Isso ae foi antes do remessa conforme hoje tudo mudou

                                      • Aumentaram as importações pelo Paraguai, esta aumentando dia a dia, fora ter prazos menores dos Chinas, o pessoal migrou para o Paraguai, conheço varias lojas da Santa Ifigênia que aumentaram suas vendas de produtos Xiaomi, Realme, OnePlus, Honor, Baseus, Ugreen, ESSAGER, pela alta procura deste modelos, como não tem mais AliExpress, agora o pessoal busca direto dos importadores locais, que aumentaram seus estoques, a diferença foi subida dos preços, mas ficam abaixo dos nacionais, além de entregar em 3 a 7 dias.

                                          • Fato que fez aumentar de forma expressiva o número de batidas policiais da polícia civil na Santa Efigênia, 25 de Março e arredores como forma de coagir comerciantes que trazem, de forma legal ou ilegal, produtos importados e pedir subornos. Estão chegando também à paisana para ameaçar os mesmos de forma mais discreta e tirar cerca de 5 a 10 mil por mês de cada loja, principalmente de vendedores de telas de reposição.

                                          • Interessante....

                                            Mas no texto original:

                                            A última pesquisa da Canalys revela que o mercado latino-americano de smartphones cresceu 20% no quarto trimestre de 2023, à medida que o forte impulso do consumidor do trimestre anterior continuou. O aumento foi alimentado principalmente por iniciativas intensificadas de marcas e canais destinadas a reabastecer os estoques. Isto foi associado a uma estabilidade socioeconómica restaurada em países-chave, que reforçou a confiança dos consumidores e estimulou o consumo durante a época alta de vendas de fim de ano. No ano de 2023, o mercado teve um crescimento de 2%, atingindo um total de 118,9 milhões de unidades. A região testemunhou sinais de recuperação no segundo semestre de 2023 para compensar o declínio experimentado nos dois primeiros trimestres, principalmente devido a um ciclo favorável de substituição de dispositivos.
                                            %u201CNo quarto trimestre de 2023, a Samsung liderou na América Latina, mas sua participação de mercado caiu abaixo de 30% pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2014, à medida que marcas desafiadoras como Xiaomi, TRANSSION e ZTE impulsionaram os volumes no nível de entrada%u201D, disse Miguel Pérez, consultor sênior em Canalys. %u201CAo contrário de algumas marcas chinesas que estão a conquistar quota de mercado na região, a Samsung e a Motorola dinamizaram as suas estratégias de longo prazo. Eles fizeram a transição de uma abordagem centrada no volume nos segmentos de entrada e de baixo custo para a priorização da lucratividade por meio da segmentação de negócios. A Samsung agora visa os segmentos de gama média-alta e premium com a sua série A, Galaxy S e Galaxy Z, enquanto a Motorola está a solidificar a sua posição de segundo lugar ao cultivar parcerias fortes com grandes operadores e retalhistas. Embora os grandes volumes para os mercados de gama baixa e média sejam impulsionados pelas séries E e G, também está a ganhar terreno em segmentos de maior valor com as suas séries Edge e Razr dobráveis.%u201D

                                            As marcas Infinix e Tecno da TRANSSION testemunharam um crescimento impressionante de 188% em mercados inexplorados como a América Central, o Caribe e o Equador, visando jovens consumidores preocupados com o valor no mercado aberto.

                                            • Samsung tá flopado?

                                                • Competição é isso, só os mais competentes e fortes sobrevivem; Samsung seguirá os passos da LG e Nokia sumirá do mercado frente, a avalanche, terremoto e furacão chinês.

                                                    • A Samsung gosta do Exynos na America Latina, reflexo dos números de unidades encalhada, diferente da Motorola, Xiaomi e Transsion (TECNO e Infinix), que dedicaram no snapdragon e dimensity, elevando sua participação de unidades, a Samsung não percebeu que deveria lança mais unidades com snapdragon e dimensity na linha intermediaria, deixando seu Exynos na linha de entrada. A Samsung vai seguir os passos da Nokia com o Symbian vs Android/iOS.

                                                        • Marca podre

                                                            • Vai forçando Exynos pra você ver só.

                                                                • Samsung tem o que as chinesas ainda não tem. Confiabilidade. Pode dar defeito, mas eu prefiro contar com o suporte dela do que de uma empresa que é terceirizada na maioria dos países que atua.

                                                                    • Quem se lembra da velha Nokia?! %uD83D%uDE2C, tudo que é novidade desperta curiosidade, é novidade a Samsung não apresenta já faz é séculos.

                                                                      • Quem poderia imaginar né..

                                                                          • ainda sim nenhuma chegará aos pés da Samsung ,qualidade nao se compara com essas xings lings

                                                                            Android

                                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                            Android

                                                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                            Windows

                                                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                                            Economia e mercado

                                                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista