Economia e mercado 02 Mar
O segmento de carros elétricos tem registrado uma alta considerável nas vendas no Brasil nos últimos anos. Contudo, quando comparamos com o total de veículos vendidos, o setor ainda tem uma quantidade de comercialização bem pouco expressiva.
Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o volume vendido no ano passado foi de 19.310 unidades, o que representou 0,9% do total de veículos vendidos durante o ano de 2023 no nosso país.
Por outro lado, apesar da fatia bem pouco expressiva, a quantidade mais do que dobrou na comparação com 2022, quando 8.458 veículos foram negociados no Brasil. Para 2024, o setor espera vender cerca de 24.100 unidades, com 1,04% de participação.
Apesar do avanço e do interesse crescente do brasileiro nos modelos do tipo, a eletrificação total da frota ainda é uma realidade distante. Um dos motivos apontados pelos especialistas para esse cenário no país é a baixa infraestrutra para receber os veículos.
Economia e mercado 23 Fev
Outro ponto é que diversas montadoras que atuam no Brasil apostam que o país não vai ter tanta pressa para a eletrificação, já que o mercado nacional tem um robusto cenário de etanol, que tem um bom resultado na combinação com modelos híbridos.
Além disso, umas montadoras enxergam que os carros híbridos a etanol são uma alternativa mais segura. Por outro lado, marcas como a BYD seguem investindo fortemente no nosso mercado, com a construção de fábricas e lançamentos de modelos.
E você, o que projeta para os carros elétricos no Brasil? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Comentários