
Economia e mercado 04 Mar
12 de março de 2024 0
O Governo do Estado de São Paulo anunciou, na manhã desta terça-feira (12), que donos de veículos poderão transferir sua propriedade para outra pessoa utilizando o aplicativo do Poupatempo, dispensando a necessidade de visita ao cartório.
Essa é uma ferramenta inédita no país, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Chamado de Transferência Digital de Veículos (TDV), o processo é automatizado e leva cerca de apenas cinco minutos para ser concluído.
Há algumas condições para que o procedimento possa ser feito totalmente por aplicativo. Por ora, a transferência pode ser feito apenas entre pessoas físicas dentro do território estadual que possuam a versão digital do CRV-e (Certificado de Registro de Veículos). Os veículos devem ser fabricados após janeiro de 2021 com a placa padrão do Mercosul.
Modelos fabricados antes de janeiro de 2021 também podem ser transferidos pelo Poupatempo Digital, desde que tenham a versão digital do CRV-e, e o novo proprietário more no mesmo município de cadastro do veículo negociado.
Antes da digitalização do serviço de transferência de veículo, o prazo para a efetuação do processo — incluindo a análise da documentação remetida pelo dono do veículo negociado através do site da autarquia — era de até dez dias úteis em São Paulo.
Em breve, o projeto terá uma “segunda fase” que passará a permitir que vendedores com cadastro de pessoa jurídica realizem transferência de veículos pelo aplicativo.
Antes de realizar o procedimento, é necessário que o veículo tenha passado por inspeção em uma empresa credenciada junto ao órgão de trânsito, assim como já é exigido no processo tradicional via cartório. Então, basta que o proprietário baixe o aplicativo Poupatempo (SP.GOV.BR), que está disponível para Android e iOS.
É necessário ter uma conta Gov.br com níveis “Prata” ou “Ouro” (veja como obter) para que seja realizada a autenticação digital do proprietário. Com isso, não é necessário fazer reconhecimento de assinaturas por autenticidade, conforme feito no método tradicional.
Ao certificar-se dos itens acima, abra o aplicativo do Poupatempo, efetue login com sua conta Gov.br e toque em “Transferência de veículo”. Após verificar se o vendedor e comprador atendem aos requisitos, o dispositivo verificará automaticamente o CRV-e Digital e atestado de inspeção veicular em empresa credenciada (feita há 60 dias, no máximo).
O aplicativo também permitirá efetuar o pagamento da taxa de transferência (R$ 272,27, com licenciamento em dia) através de Pix, garantindo maior agilidade no processo, além da quitação de eventuais débitos do veículo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários