LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AMD diz que Ryzen 7 7840U é até 79% mais rápido em IA e consome menos que Intel Core Ultra 7 155H

15 de março de 2024 6

A AMD costuma dar grande ênfase à eficiência energética de seus processadores para PC ao compará-los com produtos rivais feitos pela Intel, e nesta sexta-feira (15), a “equipe vermelha” divulgou testes de benchmark oficiais que sugerem sua grande vantagem de desempenho em tarefas de inteligência artificial com o Ryzen 7 7840U.

O material divulgado pela fabricante inclui testes realizados utilizando os grandes modelos de linguagem Meta Llama 2 e Mistral Instruct 7B. De acordo com os resultados, o Ryzen 7 7840U é significativamente mais rápido e menos “faminto” por energia que o Intel Core Ultra 7 155H, além de ter um preço sugerido menor.

(Imagem: Reprodução)

Para os experimentos, o Ryzen 7 7840U foi configurado com TDP de apenas 15 W — limitando seu pico de desempenho — enquanto o Core Ultra 7 155H funcionou com potência básica de 28 W. Nos notebooks de referência, a empresa utilizou o LM Studio, que permite executar vários modelos de inteligência artificial localmente — sem depender da nuvem.

Confira as especificações técnicas de cada uma das plataformas:

  • AMD Ryzen 7 7840U: 8 núcleos (16 threads) de CPU, NPU Ryzen AI de 10 TOPS e TDP de 15 W
  • Intel Core Ultra 7 155H: 16 núcleos (22 threads) de CPU, NPU AI Boost (poder computacional não divulgado) e TDP de 28 W

Os testes envolveram utilizar a IA para escrever histórias, poemas e fazer demonstrações de animação gráfica em Unity. A AMD selecionou diferentes métricas para avaliar o desempenho dos chips, como a medição de “tempo para o primeiro token” — que mostra o tempo desde a entrada de um comando até o retorno dos primeiros resultados.

(Imagens: AMD)

Nesse aspecto, o Ryzen 7 7840U retornou o primeiro token 79% mais rapidamente que o Core Ultra 7 155H utilizando o Llama 2 e 41% mais rapidamente no Mistral Instruct 7B. Embora esses testes indiquem a velocidade de resposta da IA, não fornecem uma visão completa do desempenho do hardware no processamento do modelo.

Com isso, a AMD também mediu a quantidade de tokens processados por segundo no LM Studio, proporcionando uma avaliação mais precisa do desempenho da NPU. Aqui, o Ryzen 7 7840U superou o Core Ultra 7 155H em até 17%.

Cabe lembrar que o Ryzen 7 7840U já foi sucedido pelo Ryzen 7 8840U, que promete poder de computação superior com até 16 TOPS na NPU, contudo, a AMD não divulga sob quais condições de energia o novo processador alcança esse desempenho.

Notebooks com processadores Core Ultra da Intel já estão disponíveis no Brasil, como o Dell XPS 16. Para aqueles que buscam opções equipadas com hardware da AMD, um dos destaques é o Acer Swift X16, equipado com processadores da linha Ryzen 7040.

Ofertas em notebooks premium

6

Comentários

AMD diz que Ryzen 7 7840U é até 79% mais rápido em IA e consome menos que Intel Core Ultra 7 155H
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista