
Economia e mercado 12 Mar
15 de março de 2024 6
A AMD costuma dar grande ênfase à eficiência energética de seus processadores para PC ao compará-los com produtos rivais feitos pela Intel, e nesta sexta-feira (15), a “equipe vermelha” divulgou testes de benchmark oficiais que sugerem sua grande vantagem de desempenho em tarefas de inteligência artificial com o Ryzen 7 7840U.
O material divulgado pela fabricante inclui testes realizados utilizando os grandes modelos de linguagem Meta Llama 2 e Mistral Instruct 7B. De acordo com os resultados, o Ryzen 7 7840U é significativamente mais rápido e menos “faminto” por energia que o Intel Core Ultra 7 155H, além de ter um preço sugerido menor.
Para os experimentos, o Ryzen 7 7840U foi configurado com TDP de apenas 15 W — limitando seu pico de desempenho — enquanto o Core Ultra 7 155H funcionou com potência básica de 28 W. Nos notebooks de referência, a empresa utilizou o LM Studio, que permite executar vários modelos de inteligência artificial localmente — sem depender da nuvem.
Confira as especificações técnicas de cada uma das plataformas:
Os testes envolveram utilizar a IA para escrever histórias, poemas e fazer demonstrações de animação gráfica em Unity. A AMD selecionou diferentes métricas para avaliar o desempenho dos chips, como a medição de “tempo para o primeiro token” — que mostra o tempo desde a entrada de um comando até o retorno dos primeiros resultados.
Nesse aspecto, o Ryzen 7 7840U retornou o primeiro token 79% mais rapidamente que o Core Ultra 7 155H utilizando o Llama 2 e 41% mais rapidamente no Mistral Instruct 7B. Embora esses testes indiquem a velocidade de resposta da IA, não fornecem uma visão completa do desempenho do hardware no processamento do modelo.
Com isso, a AMD também mediu a quantidade de tokens processados por segundo no LM Studio, proporcionando uma avaliação mais precisa do desempenho da NPU. Aqui, o Ryzen 7 7840U superou o Core Ultra 7 155H em até 17%.
Cabe lembrar que o Ryzen 7 7840U já foi sucedido pelo Ryzen 7 8840U, que promete poder de computação superior com até 16 TOPS na NPU, contudo, a AMD não divulga sob quais condições de energia o novo processador alcança esse desempenho.
Notebooks com processadores Core Ultra da Intel já estão disponíveis no Brasil, como o Dell XPS 16. Para aqueles que buscam opções equipadas com hardware da AMD, um dos destaques é o Acer Swift X16, equipado com processadores da linha Ryzen 7040.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários