LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Pixel 10 terá novo chip Tensor G5 de 3nm fabricado pela TSMC

28 de maio de 2024 18

Atualização (28/05/2024)

Há algumas semanas o conhecido informante Revegnus disse que o Google Tensor G5 será fabricado com a litografia da TSMC. Hoje uma evidência disso foi encontrada pelo portal Android Authority, que elaborou até um gráfico indicando algumas características do chip.

Evidência de fabricação do Tensor G5 pela TSMC. Imagem: Andorid Authority

A evidência acima foi encontrada em banco de dados disponíveis publicamente e foram provados como verdadeiros pela fonte. O documento acima é um manifesto de envio de um chip de amostra do Tensor G5 para o Google.

O campo "Description of Goods" traz diversos códigos explicados pelo Android Authority com o gráfico abaixo:

Imagem: Android Authority

A primeira pista é o nome do chip, indicado por "LGA" que significa "Laguna Beach". A declaração também menciona a TSMC e a sua tecnologia exclusiva de embalagem de chips InFO POP. O termo A0 indica a revisão do chip, a mais antiga disponível, enquanto "OTP, V1" é a versão mais antiga dos dados programáveis do chip.

Outra informação interessante é o código "NPI-OPEN", que indica que esta é a uma versão inicial do chip, um protótipo, pois NPI significa "New Product Introduction" (Introdução de Novo Produto).

Demais informações reveladas dizem que o chip tem 16 GB de RAM fabricada pela Samsung e importado da Índia pela Tessolve Semiconductor, uma empresa especializada em testes de semicondutores.

Matéria original (14/05/2024)

Google Pixel 10: linha terá chip Tensor G5 feito em 3 nm pela TSMC, diz rumor

Ao que tudo indica, o chipset Tensor G4, que equipa a futura linha Pixel 9, deve ser o último a ser produzido pela Samsung. Segundo informações liberadas nesta semana, o Google tem começado a desenvolver uma parceria com a taiwanesa TSMC para a família Pixel 10.

Citando como fontes pessoas que trabalham em Taiwan, o vazador Revegnus1 confirmou que o chipset Tensor G5 já está sendo desenvolvido, sendo que, para isso, o Google moveu parte da sua equipe de pesquisa para a ilha.

Na prática, os engenheiros da gigante das buscas devem trabalhar em sinergia com funcionários da TSMC para que o Tensor G5 tenha desempenho comparável ao Qualcomm Snapdragon 8 Gen 5, por exemplo.

Imagem/reprodução: linha Pixel 10 pode ser a primeira a usar um chipset produzido pela TSMC ao invés da Samsung.

Outro detalhe importante revelado por diversas fontes é que o próximo Tensor G5 deve ser produzido em 3 nanômetros dentro do processo de segunda geração da TSMC. Ou seja, a mesma tecnologia utilizada pela Apple na linha M4.

Na visão de diversos analistas de mercado, essa aproximação do Google com a TSMC é uma boa notícia para os fãs da linha Pixel, uma vez que os aparelhos podem ter mais desempenho e, principalmente, eficiência energética.

Contudo, como Apple, Qualcomm e MediaTek tem prioridade dentro da TSMC, há chances do Google ainda ter alguma desvantagem, uma vez que a taiwanesa não tem capacidade suficiente para atender a uma demanda ainda maior por chips de última geração.

Por enquanto, o Google e a TSMC não comentam o assunto. Logo, tudo permanece no campo dos rumores.

Veja mais


18

Comentários

Google Pixel 10 terá novo chip Tensor G5 de 3nm fabricado pela TSMC
  • Melhor a Samsung melhorar a micro arquitetura dela, se não vai perder o Google para a TSMC (não que ele seja muito relevante)

      • Google sabe que o android é ruim por isso usa um chip mais basico. Não adianta usar chip potente e caro em um sistema ruim com zero otimização. pra ela é melhor um fraco mas que ela tenha um pouco de controle.

        • Se tiver um Cortex X5 e uma Mali de nova geração ótimo, Google tá vivendo defasada.

            • A Google nunca pretendeu ter um dos mais potentes chips do mercado, ele é apenas uma forma que a Google mostra como o Android funciona melhor e consome menos recursos quando tem seu desenvolvimento integrado ao hardware.

                • android nunca terá desenvolvimento integrado, nem o google pode mexer integralmente no sistema.

                    • O geral onde isso afeta o Android e pq isso o faz inferior aos iOS? Como usuário comum, não manjo nada disso.

                        • Quem disse isso? Óbvio que pode mexer, assim com a Amazon mexe em quase tudo. Sem falar que o Android é por design desenvolvido primeiro para os Pixel, tanto que eles sempre recebem atualização primeiro e é onde o sistema é testado. Para traduzir, o Android é desenvolvido integrado aos Pixel.

                            • Não pode mexer filho, existe uma coisa chamada licença GPL que é onde o kernel linux está no está atrelado, ela só pode mexer até certo ponto. o sistema n é integralmente dela, por isso ela está desenvolvendo seu próprio sistema fuchsia,

                                • A licença GPL permite a livre alteração do software. O Android tem o kernel Linux modificado. Ainda que não fosse assim, o kernel (Linux) não é tudo, é apenas uma parte do OS, importante, mas ainda uma parte.

                                    • licença GPL não é livre pra alteração, tanto que o google é obrigado a carrega codigo do do kernel do android por causa da licença, código esse que não é necessário pra o android funcionar mas é obrigado a carregar por causa da licença. Vc realmente n entende nada de nada.

                                        • A seção 5 da licença GPL fala exclusivamente da distribuição de versões modificadas do software, em várias partes do texto fala sobre a possibilidade de modificar. Na verdade você que sequer leu a licença.

                                            • não pode modificar filho, deixa de ser teimoso se podesse modificar o google n estava fazendo o fuchsia, e o google ta cansado de lutar com o kernel linux e pedir pra modificar pra dispositivo moveis e o criador não permite, a licença gpl não permite. deixa de ser burro

                                • Acredito que o pixel 10 será o grande salto de desempenho da linha pixel, antes disso vai ficar só no IA mesmo

                                    • Eu acho que a Samsung é bem cara de pau e capa muito o chip que ela faz para o Google

                                      Economia e mercado

                                      Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                      Android

                                      Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                      Android

                                      Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                      Windows

                                      Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos