LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple estaria negociando com TSMC para fornecimento exclusivo de chips em 2 nanômetros

20 de maio de 2024 20

A Apple parece determinada em queimar a largada da corrida pela litografia de 2 nanômetros, uma nova tecnologia de fabricação de chips que promete um salto de desempenho e eficiência de energia em comparação com os 3 nanômetros. Para isso, a empresa teria enviado Jeff Williams, seu diretor de operações, a uma reunião com executivos da TSMC.

Fontes da indústria disseram ao UDN nesta segunda-feira (20) que Williams fez uma “visita secreta” a Taiwan para uma reunião com Wei Zhejia, presidente da maior empresa de fundição de chips do mundo. É informado pela reportagem que o assunto tratado na reunião entre os executivos é a produção de chips de 2 nanômetros para a Apple.

Jeff Williams, COO da Apple (Imagem: Reprodução)

Nenhuma das empresas comentou publicamente sobre o assunto. No entanto, acredita-se que a Apple e TSMC tenham discutido um possível acordo de fornecimento antecipado de chips com litografia de 2 nanômetros para 2025 — ano em que a taiwanesa deve começar a produzir hardware com a nova tecnologia em massa.

Especificamente, a Apple poderia adquirir toda a remessa inicial de wafers litografados em 2 nanômetros pela TSMC. Com isso, pela segunda vez consecutiva, a fabricante estadunidense seria a primeira a utilizar uma nova geração de processos. Note que, em 2023, o iPhone 15 Pro estreou como o primeiro celular do mundo com um processador de 3 nanômetros.

(Imagem: Reprodução)

A quantia que a Apple pagaria pelo primeiro lote de wafers de 2 nanômetros poderia ser equivalente à receita anual da TSMC, segundo as fontes. Esse hardware seria utilizado para produzir os chips dos smartphones e computadores da Apple — como o iPhone e Mac —, mas também poderiam ser direcionados aos servidores próprios da marca.

A empresa parece estar investindo na ampliação de sua infraestrutura de computação, de modo que possa atender às necessidades de seus usuários sem depender de terceiros. Esses servidores, que miram as oportunidades de negócios de inteligência artificial generativa, seriam alimentados por chips próprios da big tech.

Rumores indicam que a Apple começou a trabalhar no design de processadores com a litografia de 2 nanômetros da TSMC. É possível que os primeiros aparelhos da marca com essa tecnologia sejam modelos das linhas iPhone 17 Pro ou iPhone 18 Pro, que estão previstos para serem lançados em 2025 e 2026, respectivamente.

Veja mais!

Mais Notícias

20

Comentários

Apple estaria negociando com TSMC para fornecimento exclusivo de chips em 2 nanômetros
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos