LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Apple não deve utilizar chips de 2 nanômetros da TSMC na linha iPhone 17 em 2025

16 de julho de 2024 24

Atualização (16/07/2024) - MR

Rumores sobre a Apple adotar chips com litografia de 2 nanômetros da TSCM na linha iPhone 17 são “fake news”, segundo uma fonte com histórico confiável em trazer informações exclusivas a respeito da gigante de Cupertino.

Em uma postagem na rede social chinesa Weibo, o informante "Phone Chip Expert” diz que o processo de produção em massa de chips com 2 nanômetros não será iniciado até o final de 2025. Ele alega ter 25 anos de experiência na indústria de circuitos integrados, tendo trabalhado com os processadores Pentium.

O informante sugere que a linha iPhone 17 ainda deve utilizar chips com litografia de 3 nanômetros da TSMC. Segundo ele, a Apple não deve utilizar a tecnologia de 2 nanômetros antes do iPhone 18.

Phone Chip Expert diz que quem viu o verdadeiro cronograma, sabe que o rumor é apenas mais uma informação divulgada por um meio de comunicação sem escrúpulos, criticando o artigo Zhitong Finance.

O informante tem um histórico confiável de acertos. Por exemplo, ele foi o primeiro a revelar que o iPhone 7 teria resistência à água e que os modelos padrão da linha iPhone 14 iriam utilizar o A15 Bionic.

Reprodução: MacRumors.

A TSMC planeja iniciar a produção dos chips com 2 nanômetros em 2025 e rumores sugeriram que a companhia estaria acelerando o processo para garantir um rendimento estável antes da produção em massa.

A Apple é a principal cliente da empresa e geralmente, é a primeira a receber os novos chips. Em 2023, a gigante de Cupertino adquiriu toda a produção com litografia de 3 nanômetros para os iPhones, iPads e Macs.

O processo de litografia de 2 nanômetros é conhecido como “N2” e deve oferecer acréscimo na velocidade de 10 a 15%, além de ter redução no consumo energético de 25 a 30% em comparação aos modelos com 3 nanômetros.

Atualização (09/07/2024) - FM

A Apple pode começar a testar amostras de chips feitos com litografia de 2 nanômetros em breve para o iPhone 17, segundo uma reportagem divulgada pelo Liberty Times nesta terça-feira (09). As informações são reveladas após especulações de que a gigante norte-americana estaria negociando o fornecimento exclusivo dessa tecnologia com a TSMC.

De acordo com a reportagem, a fundição taiwanesa começará a produção de teste dos chips com um processo inicial de 2 nanômetros. O objetivo é avaliar os ganhos de desempenho e eficiência para o design de processadores da Apple, que poderia adotar essa tecnologia já em 2025 — ano de lançamento previsto para o iPhone 17.

(Imagem: Reprodução)

Os testes estão alinhados com o cronograma da TSMC, que pretende iniciar a produção em massa dos chips de 2 nanômetros em 2025. A Apple pode ter exclusividade para adquirir a primeira remessa da tecnologia, repetindo o feito de 2023, quando se tornou a primeira do mundo a utilizar o processo de 3 nanômetros no processador A17 Pro.

A TSMC deve iniciar a produção experimental de wafers com 2 nanômetros em sua fábrica de Baoshan, na China, já na próxima semana. Acredita-se que o processo acelerado de testes seja uma forma de garantir que a empresa alcance um rendimento eficiente antes de iniciar a produção em massa, evitando os problemas que enfrentou com os 3 nanômetros.

A mudança para o processo de 2 nanômetros incluirá também a arquitetura Gate-All Around (GAA) — também utilizada pela Samsung — e uma nova tecnologia de fonte de alimentação traseira (BSPR). Espera-se que essa combinação melhore o desempenho e a eficiência energética dos chips litografados com esse processo.

Este ano, a Apple deve lançar o iPhone 16 e iPhone 16 Pro com processadores A18 e A18 Pro, que serão produzidos com a mesma litografia de 3 nanômetros de “segunda geração” utilizada no Apple M4. O novo processo deve render melhorias de eficiência energética.

Texto original (20/05/2024)

Apple estaria negociando com TSMC para fornecimento exclusivo de chips em 2 nanômetros

A Apple parece determinada em queimar a largada da corrida pela litografia de 2 nanômetros, uma nova tecnologia de fabricação de chips que promete um salto de desempenho e eficiência de energia em comparação com os 3 nanômetros. Para isso, a empresa teria enviado Jeff Williams, seu diretor de operações, a uma reunião com executivos da TSMC.

Fontes da indústria disseram ao UDN nesta segunda-feira (20) que Williams fez uma “visita secreta” a Taiwan para uma reunião com Wei Zhejia, presidente da maior empresa de fundição de chips do mundo. É informado pela reportagem que o assunto tratado na reunião entre os executivos é a produção de chips de 2 nanômetros para a Apple.

Jeff Williams, COO da Apple (Imagem: Reprodução)

Nenhuma das empresas comentou publicamente sobre o assunto. No entanto, acredita-se que a Apple e TSMC tenham discutido um possível acordo de fornecimento antecipado de chips com litografia de 2 nanômetros para 2025 — ano em que a taiwanesa deve começar a produzir hardware com a nova tecnologia em massa.

Especificamente, a Apple poderia adquirir toda a remessa inicial de wafers litografados em 2 nanômetros pela TSMC. Com isso, pela segunda vez consecutiva, a fabricante estadunidense seria a primeira a utilizar uma nova geração de processos. Note que, em 2023, o iPhone 15 Pro estreou como o primeiro celular do mundo com um processador de 3 nanômetros.

(Imagem: Reprodução)

A quantia que a Apple pagaria pelo primeiro lote de wafers de 2 nanômetros poderia ser equivalente à receita anual da TSMC, segundo as fontes. Esse hardware seria utilizado para produzir os chips dos smartphones e computadores da Apple — como o iPhone e Mac —, mas também poderiam ser direcionados aos servidores próprios da marca.

A empresa parece estar investindo na ampliação de sua infraestrutura de computação, de modo que possa atender às necessidades de seus usuários sem depender de terceiros. Esses servidores, que miram as oportunidades de negócios de inteligência artificial generativa, seriam alimentados por chips próprios da big tech.

Rumores indicam que a Apple começou a trabalhar no design de processadores com a litografia de 2 nanômetros da TSMC. É possível que os primeiros aparelhos da marca com essa tecnologia sejam modelos das linhas iPhone 17 Pro ou iPhone 18 Pro, que estão previstos para serem lançados em 2025 e 2026, respectivamente.

Veja mais!

Mais Notícias

24

Comentários

Apple não deve utilizar chips de 2 nanômetros da TSMC na linha iPhone 17 em 2025
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos