
Economia e mercado 11 Nov
16 de outubro de 2024 0
A Samsung pode iniciar uma linha de produção de chips com sua nova litografia de 2 nanômetros no 1º trimestre de 2025, segundo informações divulgadas pelo BusinessKorea. A aceleração do cronograma da empresa ocorre em meio ao rápido avanço da concorrência rumo à fabricação de hardware com novos processos.
É informado que a gigante sul-coreana está planejando a fabricação de cerca de 7 mil wafers — isto é, as folhas de materiais semicondutores em que os chips são “impressos” — por mês com litografia de 2 nanômetros em sua fábrica de Hwaseong, na Coreia do Sul.
A partir do segundo trimestre do próximo ano, a empresa também planeja instalar uma linha de produção de 1,4 nanômetros em uma de suas fábricas em Pyeongtaek, com capacidade de 2 mil a 3 mil wafers por mês. Espera-se que a linha de 3 nanômetros seja totalmente convertida em uma linha de produção de 2 nanômetros até o final de 2025.
Esse movimento é parte da estratégia da fabricante para avançar em seu roteiro de tecnologias de fabricação de chips, que deve alcançar a produção em massa de 2 nanômetros já em 2025 e ingressar na tecnologia de 1,4 nanômetro até 2027, refletindo seus esforços para alcançar a TSMC, sua maior rival na indústria de semicondutores.
Já começando a trabalhar nas duas próximas gerações de litografia, a Samsung tenta alinhar seu cronograma com os planos da TSMC e Intel, que também planejam mudar para a tecnologia de 1,4 nanômetro até 2027.
É importante lembrar que os “nanômetros” não representam fielmente o tamanho dos transistores que compõem um processador. Atualmente, as fabricantes utilizam esse termo para denotar um salto geracional entre tecnologias de produção. Como exemplo, os processos N3B, N3E e N3X, da TSMC, pertencem à mesma família de “3 nanômetros”.
Especulações sugeriam que a Samsung enfrentou dificuldades na produção de chips em 3 nanômetros, sua primeira litografia a adotar a arquitetura GAA (Gate-All-Around), que prometia melhorar a distribuição de energia aos transistores. Um rendimento abaixo do esperado na produção teria levado a fabricante a lidar com grandes prejuízos.
No entanto, durante a conferência Samsung Foundry Forum (SFF), representantes da empresa garantiram que a taxa de rendimento da produção de chips em 3 nanômetros está “de acordo com suas expectativas”, reforçando a hipótese de que sua próxima geração de celulares topos de linha será equipada com o novo Exynos 2500.
1 dia atrásPróxima atualização da linha deve ser a One UI 8 beta.
5 dias atrásTopo de linha compacto da Samsung acaba de atingir o menor preço de todos os tempos.
3 semanas atrásApesar de se um grande update, não existem novos recursos, tirando a parte de segurança, na atualização.
1 mês atrásUm dos celulares mais avançados da Samsung, o Galaxy S24 de 256 GB está saindo por menos de R$ 3 mil nesta oferta com cupom do Mercado Livre
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários