LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo combate fake news sobre a calamidade do RS em parceria com as big techs

22 de maio de 2024 7

As fake news sobre a situação de calamidade em que se encontram várias cidades do Rio Grande do Sul (RS) tomaram a internet de assalto. A fim de combater a proliferação da desinformação, o governo federal se uniu a diversas empresas do setor de tecnologia do Brasil para criar uma série de medidas de promoção à informação de qualidade, com fontes oficiais e dados consistentes.

Representado pela Advocacia Geral da União (AGU), o governo federal se reuniu com representantes do Google, Meta, Tik Tok, X (ex-Twitter), Kwai e LinkedIn, elaborando um protocolo de intenções para promover a integridade da informação sobre a calamidade climática no RS.

Veja também

Jorge Messias, advogado-geral da União, ao centro, segurando o termo de parceria de combate às fake news junto a representantes das big techs no Brasil (Imagem: AGU/SECOM/Governo Federal)

"Acho que o que sai daqui hoje é um modelo novo de trabalho. E é um modelo que a gente sempre apostou, o modelo do diálogo", ressaltou Jorge Messias, advogado-geral da União, durante a assinatura feita em cerimônia na sede do órgão em Brasília.

O texto, segundo divulgado nas páginas da AGU, busca incentivar a promoção de informações oficiais e dados corretamente interpretados no ambiente digital. Não há, antes que se possa pensar, a criação de algum recurso específico ou página especial de internet – a medida está mais para um “reforço do que já existe”, com as empresas incentivando a boa prática de transmissão de informação dentro do que regem os termos de uso de cada uma das suas plataformas.

A AGU também se comprometeu a “continuar trabalhando junto das plataformas” – estas, por suas vezes, deverão oferecer meios que facilitem o acesso à informação correta e confiável sobre a calamidade que, segundo os dados mais recentes da Defesa Civil do RS, já deixou 161 mortos, com 82 pessoas ainda desaparecidas, 806 feridos e mais de 650 mil pessoas desalojadas (que perderam pertences e moradias).


No começo de maio, o próprio TudoCelular chegou a listar as principais mentiras que vinham sendo espalhadas sobre a calamidade climática na região Sul pelas redes sociais – fake news que iam desde o Brasil recusando ajuda do Uruguai (há pelo menos um helicóptero de resgate enviado pelo país vizinho, que ainda está em ação nas regiões mais afetadas) até a cobrança de impostos sobre doações (nenhuma tarifa foi cobrada sobre o envio de pacotes de auxílio aos necessitados).

Vale citar que a Polícia Federal, desde que a onda de fake news começou, passou a investigar as manifestações mentirosas feitas em ambiente digital: o ministro da Casa Civil, Rui Costa, formalizou no início do mês um pedido de ação por parte das autoridades, com o ofício acatado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

No lado big tech da discussão, a Meta – dona do Facebook, WhatsApp e Instagram – tem um guia com orientações de como observar por detalhes que possam denunciar uma fake news. O arquivo está disponibilizado via download (em formato .pdf) para ser usado por internautas e jornalistas. Fora isso, recursos online como a “etiquetagem” de informações inverídicas ou imprecisas estão espalhadas por todas as plataformas, com orientações de fontes mais fidedignas e confiáveis.

O protocolo assinado entre a AGU e as empresas do setor tem vigência de 90 dias, podendo ser estendido e ampliado conforme a necessidade.


7

Comentários

Governo combate fake news sobre a calamidade do RS em parceria com as big techs
  • Foi mal governo, não caio no mesmo golpe duas vezes.

      • Alguém sempre pega carona para se divertir com as polêmicas verdadeiras ou não para gerar mais atrito político. Os únicos que sabem, são os que estão lá, vendo, vivendo essa tragédia. Com certeza muitas divergências, necessidade de organização e mais, lidar com saques, roubos e coisas impensáveis mesmo diante de tanta tragédia. Ver morador de lá desesperado, atingido por essa tragédia, desmentindo algumas coisas publicadas, dá o que pensar. Onde fica a responsabilidade e a verdadeira face de quem divulga sem um nome, e em nome de quem? Ou devemos aceitar que tudo que o vizinho diz é verdade, dedução ou meia verdade de uma história incompleta, interpretada de forma equivocada para gerar insegurança?

          • Muito interessante. O próprio governo avaliando o que é e o que não é fake news sobre ele. Confiável demais %uD83D%uDC4D%uD83C%uDFFD

              • Interessante...

                Dá pra fazer uma longa lista do Fake News do atual DesGoverno....

                De fato, o Governo Uruguaio confirmou confirmou a recusa do Governo Petista à oferta da ajuda ao RS.... tem pelos menos 10 sites diferentes e só veio apenas o helicóptero por causa do acordo do prefeito de Porto Alegre.

                O bloco de Jornalismo da SBT, bate recorde de audiência com denúncias de caminhões sendo multados e posterior um video do Diretor do ANTT pedindo desculpas pelas multas, lembrando que a jornalista chorou ao vivo, pois não estava noticiando Fake News, agora ela sente na pele o estrago que esquerda faz.... sendo que ela é esquerda!

                No dia 09, o supernavio da marinha teve dificuldades para entrar na laguna e na baia do Guaíba, justamente por conta da forte correntezas. O exercito teve dificuldades para auxiliar as vítimas. No entanto estão escutando as pessoas que estão a frente, fazendo o trabalho mais pesado, orientando como podem ajudar. E o pior foi quando tiveram que montaram uma tenda pro William Bonner fazer o jornalismo presencial, e mostrando que só os militares que estavam fazendo os trabalhos, no entanto, nas redes sociais e no youtube está cheio de videos dos heróis anônimos fazendo o melhor.

                Outro Fake News que não foi mencionado aqui: Molusco de Nine Fingers acusou o Bolsonaro andar de JetSki quando chuvas antigiram na Bahia, sendo que Bolsonaro largou as férias dele para socorrer Bahia e liberou no primeiro dia, 75 milhões de reais para iniciar as medida paliativas, posterior uma ajuda de 1 bilhão. Por outro lado, temos 2 governadores do estado de RS, ambos não sabem o que fazer. A promessa governamental está explicitamente rídicula no quesito de ajudar as pessoas. Prefeitos estão sendos orientados a recusaram as doações... e entre outras medidas rídiculas....

                Enquanto isso, os mais ricos, estão ajudando o Rio Grande do Sul, e a esquerda sumiu! Fora que bombardearam contra o Pablo Marçal nessa emissora da Rede Esgoto Global...

                Temos a Canja fazendo o excesso de propagando política em cima da tragédia do RS... Fora os videos mostrando o fotografo pessoal do Molusco Nine Fingers montando o cenário da tragédia, com os rebeldes do MST do estado do Paraná.

                Essa é a verdade!

                  • Sem contar na canja que mudou de cavalo para égua e disse que foi resgatada pelo apelo que fez ao exército (como se ela mandasse em algo) sendo que foi um grupo de veterinários que conseguiram resgatar o animal.

                      • Quantas camadas para um comentário. Triste.
                        Mostra que a verdade é relativa de acordo com a fonte de informaçoes que ela obtém.
                        A pessoa se preocupa mais em defender um mascote político do que pensar em maneiras de ajudar.

                        Depois sai gritando aos 4 cantos que o país não muda, realmente. Olha o nível de empatia em que chegamos.

                        Cara, sai das teorias conspiratórias.
                        Para de defender político bandido.

                        • deixa de ser idonea quando o avaliador do que é verdadeiro ou nao é o próprio agente principal!

                            Economia e mercado

                            Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Windows

                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos