LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

5G no Brasil: maioria das 326 cidades mais populosas esbarram em burocracia e restrições

22 de maio de 2024 2

A maioria dos 326 municípios brasileiros mais populosos conta com algum tipo de inadequação que atrasa a implementação de rede 5G, segundo o levantamento Cidades Amigas do 5G em 2024 divulgado na segunda-feira (20). A pesquisa tem o objetivo de analisar as normas e práticas dessas regiões para a instalação da tecnologia.

Do total de cidades analisadas, 59% possuem normas regionais que não estão de acordo com as regras de licenciamento sob jurisdição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Entre os casos pesquisados, os municípios aplicam licenças adicionais para condicionar a instalação de novas tecnologias por parte das operadoras de telecom.

(Imagem: Reprodução)

Outro ponto que o estudo mostra é que 50% dos municípios exigem licenciamento para infraestruturas compactas e de baixo impacto visual — o que contraria a Lei n.º 13.116, de 20 de abril de 2015, também conhecida como a Lei Geral das Antenas.

O levantamento indica que metade desse grupo de cidades não atende ao prazo de dois meses para autorizar a instalação de estações rádio base (ERB). Estima-se que o tempo médio para que esses sistemas sejam implementados seja de três a seis meses, o que também dificulta a expansão dos serviços móveis de última geração.

Além disso, em 63% das cidades levadas em consideração para o levantamento, existe uma cobrança por uso de espaço público. O prazo de vigência das licenças também é um entrave. 55% dos municípios estabelecem um prazo menor que 10 anos. 1 em cada 10 dos locais desse total determinam vigência de apenas um ano.

Embora as cidades ainda tropecem em diferentes pontos burocráticos, o índice de regiões que apresentam desacordo com as práticas recomendadas pelas operadoras de telecomunicações para a instalação do 5G diminuiu em relação ao ano de 2023.

(Imagem: Reprodução)

No ano passado, entre as 201 maiores cidades, 64% exigiam novas licenças para incluir uma tecnologia ou infraestrutura na região. Como mencionado, esse número caiu para 59% em 2024 — mesmo que a amostra de municípios seja maior.

No entanto, em 2023, apenas 23% dos municípios mais populosos tinham prazo de vigência das licenças inferior a 10 anos. Agora, o índice teve um salto expressivo para 55%.

Veja mais!

Mais Notícias
Mais Notícias

2

Comentários

5G no Brasil: maioria das 326 cidades mais populosas esbarram em burocracia e restrições
  • Vai chegar o 10G com 50% do Brasil no 5G, assim como foi no 4G, que chegou coberturas nos interiores em 2023/2024, demais regiões no 3G, 2G em varias outras como principal, viajei por 312 municípios do Brasil, só tinha 4G nas cidades do interior maiores, com 5 a 6mil habitantes, tendo péssima velocidade de conexão/queda de ligações, sendo o 3G dominante em quase todas com boa qualidade de acesso a internet/ligações, além do 2G, tanto faz a operadora. 5G = marketing para pegar consumido bobo para pagar mais!

      • O problema é que a população desses municípios votam nuns Zé Ruelas, que mal sabe assinar o nome, além de querer cobrar para às operadoras instalarem novas antenas, sempre querem levar vantagem, aí a população reclama, mas não entendem que às mesmas são culpadas pelas merdas que eles colocam, tanto no executivo, quanto nas câmeras municipais, aqui onde moro, Quirinópolis, interior de Goiás é um exemplo do que estou falando, querem cobrar propina para votarem a lei das antenas.

        Economia e mercado

        Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Windows

        Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos