
Economia e mercado 09 Mai
A AMD pode estar trabalhando em uma APU chamada “Sound Wave”, baseada em ARM, no intuito de competir com a Qualcomm na oferta de unidades sistêmicas de inteligência artificial (IA) para a nova geração de PCs com Windows.
A informação – ainda não confirmada, vale ressaltar – vem do canal Moore’s Law Is Dead no YouTube e posiciona a AMD para a competição direta com a norte-americana, que hoje é a parceira exclusiva da Microsoft na oferta de computadores com o selo “Copilot+” (Plus) com a linha Snapdragon X Elite.
Segundo o canal, a APU Sound Wave deve chegar apenas em 2026, mas já vem sendo tratada como uma prioridade pela empresa liderada pela Dra. Lisa Su. Pelos boatos, a primeira ordem do dia para quem trabalha no time é evitar a ocorrência de atrasos e vazamentos (que ironia, não?), como vem acontecendo com as linhas Strix Point e Strix Halo. Aparentemente, a gestão da empresa já vem até afirmando que “não hesitará em cancelar o projeto” caso ele comece a ficar para trás em seu calendário.
A fonte do canal, que pediu pelo anonimato em virtude de sua proximidade ao projeto, disse ainda que a AMD está dedicando uma forte atenção à ocorrência de bugs, com ao menos uma das empresas fornecedoras de tecnologia tendo que relatar todo e qualquer problema – independente do tamanho – mesmo que ele venha “do lado da ARM”. As empresas são parceiras no desenvolvimento de sistemas-sobre-chips (SoCs).
Vale citar que a Computex, prevista para o começo de junho, é geralmente o palco onde a AMD brilha com os anúncios e lançamentos de novos produtos e, para a edição deste ano da feira, ela já prometeu “soluções em IA”, entre outras coisas.
A julgar como ela está levando a sério a enxurrada de PCs com IA “by Qualcomm”, pode ser que ao menos um dos anúncios da ocasião tenha a ver com o Sound Wave.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários