
Segurança 16 Fev
Desde meados de 2012, a SpaceX vem desenvolvendo a Starship – tida como a maior espaçonave do mundo – fazendo-a passar por várias versões, revisões, falhas e acertos. Doze anos depois, em junho de 2024, a empresa finalmente conseguiu realizar o primeiro voo sucedido da embarcação.
A ocasião foi um teste que durou cerca de uma hora, com a Starship decolando do Texas e voltando à Terra ao aterrissar no Oceano Índico – mas não sem dificuldades: o estresse imposto à estrutura da nave foi tão grande que várias partes dela se quebraram, incluindo a câmera acoplada que gravava o trajeto. Veja o vídeo logo abaixo:
Esta foi a quarta tentativa da empresa que fabrica foguetes de trazer a Starship de volta à Terra após uma decolagem. As duas primeiras, em 2023, viram a nave explodir, enquanto a Starship queimou por completo no oceano na terceira tentativa, em março deste ano. E recentemente, um teste de um de seus motores acoplados – Raptor – rendeu uma explosão capturada em vídeo.
A conquista marca um grande avanço não só para a SpaceX, mas para a exploração espacial de uma forma geral: a Starship é o veículo escolhido pela NASA para as missões do Projeto Artemis, que levará o homem de volta para a Lua. A primeira de muitas dessas viagens tripuladas já tem previsão – 2026 – mas a nave ainda não havia feito sequer um voo com sucesso quando os planos foram divulgados.
Mais além, a espaçonave de 121 metros (m) de altura foi amplamente divulgada pelo CEO da SpaceX – o bilionário Elon Musk – como o principal vetor de transporte para a sua ideia de colonizar Marte.
Vale citar, a Starship é composta de dois conjuntos: além da nave em si, o foguete Super Heavy é o responsável pelo primeiro estágio de voo – a decolagem que “tira” o veículo da Terra. Desta vez, ambas as partes conseguiram voltar para a Terra.
Starship made a controlled reentry, successfully making it through the phases of peak heating and max aerodynamic pressure and demonstrating the ability to control the vehicle using its flaps while descending through the atmosphere at hypersonic speeds pic.twitter.com/p8bC9UweLx
— SpaceX (@SpaceX) June 6, 2024
A SpaceX comentou a ocasião: “a Starship conduziu uma reentrada controlada, cumprindo todas as fases de picos de aquecimento com sucesso e lidando com a máxima pressão aerodinâmica, demonstrando a habilidade de controlar o veículo usando suas aletas em meio à descida pela atmosfera em velocidades hipersônicas.”
A empresa não informou quando pretende executar novos testes da nave.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários