
Economia e mercado 16 Jan
06 de julho de 2024 4
Famosa por suas baterias para veículos elétricos, a gigante chinesa CATL conseguiu fazer algo impressionante com seu produto: suas baterias novas baterias condensadas foram capazes de decolar um avião elétricos de 4 toneladas. Não satisfeita com o impressionante resultado, a marca tem uma nova meta que é bem mais ousada.
O próximo passo agora é permitir que uma nova aeronave, duas vezes mais pesada, consiga voar 3 mil quilômetros apenas com a autonomia de suas baterias até 2028.
O atual CEO da CATL, Robin Zeng, durante um evento, explicou um pouco mais sobre sua visão e expectativa para as novas baterias. De acordo com o Zeng, a ideia é trazer uma aviação mais sustentável e limpa, por isso afirma que a tecnologia será uma espécie de “divisor de águas para reduzir o uso de combustíveis fósseis”.
A empresa também firmou uma parceria com a Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC), uma estatal chinesa que trabalha no mesmo ramo. O CEO também expressou sua animação por um futuro focado em energias renováveis. Confira:
Aviões são poluidores significativos e, à medida que a tecnologia de baterias melhora, seus alcances também melhoram. Estou ansioso por um futuro de viagens movidas a energia renovável.
Apesar de uma aeronave de oito toneladas seja impressionantemente pesada, a mídia chinesa ressalta que ainda há uma diferença considerável entre esse avião e um Boeing 737, que por sua vez pesa cerca de 31 toneladas, ou um Airbus A320 de 41 toneladas.
Contudo, esse tipo de bateria serve muito bem a um jato executivo Learjet 70/75 que pesa cerca de 7 toneladas e consegue transportar até nove pessoas. Ao que tudo indica, esse deve ser o mercado que a chinesa pretende investir, pelo menos por agora.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários