
Economia e mercado 19 Jan
A empresa Boom deu mais um passo importante na categoria de aviões supersônicos. Isso porque o XB-1, seu modelo para o setor, recebeu um Certificado de Aeronavegabilidade Experimental da Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos após uma inspeção minuciosa ter sido feita.
Para quem não sabe, essa situação é a que abre possibilidade para que o primeiro voo de teste do avião supersônico seja feito. Dessa forma, é possível que a ideia de reviver os voos comerciais dessa categoria realmente se torne realidade em um futuro próximo.
Apesar dessa novidade significar um avanço importante, não há uma data confirmada para que o XB-1 faça seu voo de testes. Entretanto, já se sabe que os pilotos serão Bill "Doc" Shoemaker e Tristan "Gepetto" Brandenbur, já que eles são os únicos autorizados a pilotar a aeronave experimental atualmente.
Por enquanto, a dupla chegou a treinar com o modelo supersônico T-38 da Northrop. Além disso, especula-se que a decolagem deve acontecer no deserto de Mojave, na Califórnia e a partir disso, as equipes da empresa farão os estudos a respeito da performance dos compostos de carbono e da fuselagem de titânio de 21 metros de comprimento da aeronave.
O XB-1, por sua vez, é composto por fibra de carbono e possui aviônicos avançados integrados, bem como aerodinâmica otimizada digitalmente para que viagens supersônicas sustentáveis possam ser executadas. A Boom, inclusive, acredita que as companhias aéreas usarão seu avião supersônico com passageiros até 2029.
Confira também: o primeiro avião espacial cargueiro do mundo e uma aeronave hipersônica que promete fazer o trajeto de São Paulo à China em quatro horas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários