Economia e mercado 08 Nov
A Anatel anunciou hoje que o desligamento das redes 2G e 3G ocorrerá no "prazo mais rápido possível" após aprovar a restrição que impede que novos aparelhos compatíveis apenas com estas redes sejam certificados a partir de 6 de abril de 2025.
A declaração foi dada por Felipe Roberto de Lima, gerente de Regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na última terça-feira (12) durante o evento "IoT e as Redes Privativas" realizado pelo Tele.Síntese em São Paulo.
Em seu discurso, Lima disse:
Temos que nos preocupar com essa questão do ponto de vista de caminhar bem para o desligamento dessas tecnologias, mas não acredito que isso venha de maneira abrupta. Assim, geraria mais problemas do que benefícios.
Lima também explicou que os equipamentos 3G e 2G existentes não deixarão de funcionar por não serem mais certificados, a nova medida visa estimular que fabricantes deixem de lançar dispositivos compatíveis apenas com estas redes para que o espectro de 1 GHz seja liberado para o 5G, que tem segurança e velocidade aprimoradas.
Olhando do nosso lado da Anatel, é estar atento como fazer isso no prazo mais rápido possível. É tentar fazer isso o quanto antes, mas da maneira mais suave possível.
Por fim, o gerente de Regulamentação afirmou que a ideia é avançar com o projeto concluído em 2019 para modernizar a conectividade em todo o país, mas sem gerar prejuízos financeiros para os usuários.
Comentários