LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

EUA: governo de Donald Trump suspende aplicativo usado por imigrantes para solicitar asilo

21 de janeiro de 2025 4

Já sob a administração de Donald Trump, o governo dos Estados Unidos suspendeu o uso do aplicativo CBP One – aplicação do departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA que era usado por requerentes de asilo a fim de entrar legalmente em território estadunidense.

A medida, que faz parte das novas políticas de Trump com relação a migração para o país, fecha mais um caminho para as pessoas que desejavam ter residência em solo norte-americano.

Donald Trump é o 47º presidente dos Estados Unidos e tomou posse no último dia 20 de janeiro - Imagem: reprodução/CNN en español

Com a mudança, desde a última segunda-feira (20) – data que foi marcada pela posse do novo presidente –, o aplicativo não pode mais ser usado para agendar consultas para admissão. Agendamentos e entrevistas existentes também foram cancelados.

De acordo com informações apuradas, nenhum aviso prévio foi dado aos requerentes de asilo de que o programa terminaria em 20 de janeiro. Da mesma forma, a administração de Trump não informou se algo o substituiria.

Aplicativo traz mensagem de suspensão - Imagem: reprodução/NBC News

O CBP One foi lançado em 2020, sendo expandido para ser uma ferramenta para requerentes de asilo em 2023. Assim, se tornou uma das únicas formas para que migrantes pudessem pré-agendar consultas para ingresso e manter a elegibilidade do asilo garantido.

Segundo o jornal internacional The New York Times, o aplicativo permitia até 1.400 agendamentos de consulta para admissão por dia. Ainda segundo o jornal, mais de 900 mil pessoas entraram no país entre a sua expansão, em 2023, e o final de 2024.

Durante um debate vice-presidencial na última campanha às eleições, o aplicativo foi trazido à tona, quando o vice-presidente JD Vance afirmou que existia um app que permitia que imigrantes ilegais agendassem uma consulta e recebessem status legal nos EUA.

Como mencionado, esse não é a forma que o app funciona (ou funcionava, no caso). Inclusive, o CBP One teve seu funcionamento durante a administração Biden amplamente criticado por ter desacelerado e complicado o processo de concessão do asilo, com esperas de até 6 meses para agendamento de uma entrevista.

Autoridades da Segurança Interna citaram o app como uma forma de ajudar a reduzir as travessias ilegais de imigrantes nas fronteiras, fornecendo uma maneira organizada de ingressar nos Estados Unidos. Com a medida, a fronteira para o país se encontra efetivamente fechada para os requerentes de asilo.

Veja mais


4

Comentários

EUA: governo de Donald Trump suspende aplicativo usado por imigrantes para solicitar asilo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2