
Economia e mercado 30 Mai
12 de junho de 2025 72
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para responsabilizar as redes sociais pelo conteúdo publicado pelos seus usuários. No momento, o "placar" está em 6 votos a 1.
Com isso, na visão dos ministros relatores, deve ficar definido que não é necessário ordem judicial para que as plataformas tenham responsabilidade pelas postagens.
Conforme exemplifica Dias Toffoli, a empresa só será punida se a justiça entender que o conteúdo é criminoso e a rede não fez o devido combate.
Contudo, como a votação ainda não foi encerrada e há divergências de abordagem, o Supremo deve buscar um consenso para chegar a um texto final.
crimes de ódio, pedofilia, racismo e apologia a golpe de estado devem ser combatidos pelas redes sociais sob pena delas serem responsabilizadas pelo conteúdo.
No momento, votaram para responsabilizar as redes sociais os ministros: Dias Toffoli, Luiz Fux, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso (presidente).
Já o ministro André Mendonça divergiu, mas ele ainda ressaltou que a necessidade de decisão judicial para punir a plataforma, não exclui a responsabilidade do autor da ofensa.
Durante o julgamento, alguns ministros salientaram que a liberdade de expressão não é absoluta e que ela não pode ser usada como pretexto para o cometimento de crimes de ódio.
O ministro Flavio Dino chegou a usar a Meta AI como exemplo e pediu para o chatbot de IA definir a liberdade de expressão. A resposta foi de que ela tem limites.
Até o algoritmo, a programação, a pesquisa, a mineração sabe que eles representam um perigo. Quem somos nós para discordar do tecnodeterminismo.
Após o fim do julgamento, a corte terá uma tese que será aplicada sobre processos de mesmo tema nas instâncias inferiores da Justiça.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários