LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel estuda incluir serviços de telefonia móvel e internet no contrato de concessão, teles reagem

31 de março de 2016 6

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está planejando uma mudança radical nas concessões das teles, o que poderá impactar tanto a telefonia fixa quanto a móvel. De acordo com uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o órgão regulador está preparando uma proposta que pode incluir quase todos os serviços em um único contrato de concessão, válidos até 2025.

Quem está elaborando a proposta é o conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone. A ideia é que serviços como internet e telefonia móvel sejam incluídos na mesma autorização do serviço fixo, que atualmente é o único que opera através de concessão. Isso significa que ao invés de serem oferecidos de modo privado (autorizações), pelas regras da competição e com cada empresa controlando coisas como preços, esses serviços passariam a serem prestados em regime público (concessões).

As teles já reagem e se preparam contra essa proposta. Segundo elas, a mudança causaria um prejuízo enorme, assim como aconteceu no setor de energia, em 2012.

No início do ano, a Agencia estudava acabar com a concessão de telefonia fixa, mas ao que parece, não apenas mudou de ideia como quer incluir os demais serviços no contrato de regime público. O único serviço que estaria livre do ajuntamento em uma única concessão é o de TV paga.

O que muda?

Com o regime de concessão, que possui impostos embutidos e, por sua vez, eleva o preço para o consumidor final, todas as regras são definidas pela Anatel que determina metas de atendimento e de universalização do serviço.

Até o fim do contrato de concessão, que dura pelos próximos nove anos, os bens da União (que incluem prédios, redes e equipamentos) repassados a empresas devem ser usados na telefonia fixa, de acordo com o modelo atual. Caso seja aprovada, a nova mudança obrigará as teles a reverter em investimentos na massificação da internet pelo programa Banda Larga Para Todos.

Com o modelo de autorização, as operadoras podem estabelecer preços flexíveis, promoções, entre outras estratégias de mercado pelas regras da competição. Já o modelo de concessão dá ao órgão regulador poder de intervir até mesmo no preço dos minutos de celular.

Aprovação

A proposta ainda não foi oficialmente apresentada e precisa ser aprovada. As teles ameaçam ir à justiça caso isso aconteça e a Anatel pode proibir as operadoras de ofertar seus serviços, caso se recusem a operar sob o novo regime (considerando que ele de fato se torne realidade). A Agência tem uma reunião com o conselho para discutir a proposta, nesta quinta feira, 31.

Zerbone não atendeu ao pedido de entrevista da Folha, e a assessoria da agência informou em nota que o voto do conselheiro ainda está em elaboração e que "as afirmações de terceiros sobre o seu conteúdo são meramente especulativas e em desacordo com o que já foi produzido".


6

Comentários

Anatel estuda incluir serviços de telefonia móvel e internet no contrato de concessão, teles reagem
  • Teles reagem contra a melhor notícia da década no mundo móvel

      • Essa Anatel e nada, da no mesmo. Eles só querem é comer dinheiro e mais nada.

          • Gente, apoiem essa ideia.

            https://secure.avaaz.org/po/petition..._Fixa/?abFWrkb

            Contra a sacanagem de por limites a banda larga fixa. Compartilhem, por favor. Isso se vcs não quiserem ficar a mercê dessas operadoras...

              • O governo quer fazer igual na Venezuela, controle das comunicações.
                Começou lá atrás com a lei do desarmamento, veio com a estagnação e retrocesso na educação, saúde, não apóiam a eutanásia, mas não dão saúde para a população, o povo morre na unha.
                Agora com mais essa: concede a licença para quem o governo quiser e caça de quem ele quiser ou contraria-lo.
                Se liga povo!!!!

                  • Na boa... essa Anatel só faz M****! Trabalha direito... caceta! Quando não é M.... para nosso lado é m..... para os dois lados... o governo de b..... esse viu... deixa o mercado ser livre...

                      • Anatel deveria proibir limite de dados na internet fixa e móvel. Isso chega a ser até um crime contra o consumidor. Está público e notório que a única intenção é transferir para o consumidor o ônus de fazer discriminação de tráfego de rede, bloqueando serviços de streaming de vídeo como YouTube e netflix

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Windows

                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                          Economia e mercado

                          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista