LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G5S ou Galaxy J7 Prime? TudoCelular compara modelos populares entre os brasileiros

04 de abril de 2018 34

Com o fim do mês de março, o TudoCelular já trouxe a lista dos smartphones mais buscados em nosso sistema durante o terceiro mês do ano. Aproveitando o embalo, pegamos o campeão para fazer um embate com outro aparelho listado na mesma faixa de preço e trazer um comparativo simples e rápido para o consumidor em dúvida.

Afinal, qual dos dois é melhor: Galaxy J7 Prime ou Moto G5S? Ambos possuem hardware parecido, e pontuações próximas nos benchmarks. As especificações gerais também não são muito diferentes. O dispositivo da Samsung tem tela maior e mais bateria. Mas será que isso faz diferença na autonomia e no uso geral?

É o que vamos descobrir. Abaixo, vamos listar os resultados em todos os nossos testes: desempenho, bateria, tela e câmera. Também vamos passar alguns dos principais pontos em design e interface de cada um. Por fim, nossa conclusão. Sempre com links para matérias com mais informação, de modo a ajudar ao máximo o usuário. É só rolar a página.

Design e acabamento

73.5 x 149.95 x 8.24 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
75 x 151.7 x 8 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

O Moto G5S tem dimensões um pouco menores por conta do tamanho da tela reduzido em comparação com o Galaxy J7 Prime, que tem 0.3 polegada a mais de display. Apesar de trazer menos bateria, o modelo da Motorola é mais espesso que o da Samsung, mesmo que pouca coisa - e possivelmente por conta da lombada da câmera.

O acabamento de ambos é metálico, mas os aparelhos ainda trazem faixas plásticas um pouco maiores do que simples linhas de antena. A durabilidade final do dispositivo acaba sendo boa, com resistência a quedas bem melhor do que a maior parte dos smartphones de entrada.

Ambos trazem leitor de impressão digital na parte frontal, sendo que o do Galaxy J7 Prime também funciona como botão Home. O do Moto G5S pode ser configurado com essa função, e nesse caso, ele ganha também a função de navegador por um toque.

Os dois aparelhos também possuem flash frontal para auxiliar em selfies noturnas.

Hardware e desempenho
Moto G5S Galaxy J7 Prime
Chipset Qualcomm Snapdragon 430
4x 1,4 GHz + 4x 1,1 GHz
Samsung Exynos 7870
8x 1,6 GHz
Placa gráfica Adreno 505 Mali T-830 MP2
Memória RAM 2GB 3GB
Armazenamento 32GB + micro SD até 128 GB 32 GB + micro SD até 256 GB

O hardware do Galaxy J7 Prime tem números superiores: clock dos núcleos do processador mais alto, mais memória RAM. Será que tudo isso se traduz em performance superior? A resposta é não.

O Moto G5S conseguiu concluir nosso teste de velocidade em 2min55s, sendo mais veloz na primeira e na segunda volta do que o J7 Prime, que precisou de 3min11s para realizar o mesmo procedimento, que consiste em abrir e reabrir 12 aplicativos.

Moto G5S Galaxy J7 Prime
Volta 1 1:29 1:34
Volta 2 1:26 1:37
AnTuTu 45.731 44.634
GeekBench CPU 633 / 2.260 672 / 2.746
GeekBench GPU 1.868 1.603
3D Mark 295 222
GFX Bench (Manhattan off) 285,6 -
GFX Bench (T-Rex off) 916,2 -

O mesmo pode ser observado nos números dos benchmarks. O G5S consegue resultados levemente superiores, especialmente no que diz respeito à GPU. Sabe-se que o Exynos 7870 utilizado pela Samsung no J7 Prime não tem poder suficiente para a resolução Full HD. No entanto, o Snapdragon 430 tem clock inferior em seus oito núcleos, mas consegue ir bem com o 1080p.

Em jogos, podemos dizer que o Moto G5S dá para o gasto. Já o J7 Prime, não é recomendável nem mesmo para títulos leves e casuais, como Subway Surfers. Talvez ele aguente um Candy Crush da vida, e olhe lá.

Bateria

A bateria do J7 Prime tem 3.300mAh, enquanto a do Moto G5S tem apenas 3.000mAh. Quem acompanha esses comparativos, sabe que a Motorola consegue entregar uma ótima autonomia com menos carga que a maior parte dos concorrentes. mas não desta vez.

O G5S ficou em 12 horas e 47 minutos em nossa simulação de uso real, o que é suficiente para um dia de uso para a maioria dos usuários. Mas o J7 Prime conseguiu 18 horas e 25 minutos, quase seis horas a mais. Ou quase meio dia a mais de uso. É bastante coisa, que deve ser levada em conta na hora de escolher entre os dois.

Nos testes específicos, o G5S só conseguiu tempo melhor em recarga (quanto menor, melhor). De resto, seu J7 Prime em todos, com boa margem de superioridade.

Moto G5S Galaxy J7 Prime
Uso real TC 12:47 18:25
Recarga 0% a 100% 1:31 2:22
Reprodução de vídeo 10:35 11:08
Gravação de vídeo 3:20 5:07
Chamadas de voz 18:08 25:39
Videochamadas 4:09 9:04
Tela
Moto G5S Galaxy J7 Prime
Tamanho 5,2" IPS LCD 16:9 5,5" PLS TFT 16:9
Resolução Full HD (1080 x 1920 pixels) Full HD (1080 x 1920 pixels)
Brilho máximo imagem preta 4 0
Brilho máximo imagem branca 617 450
Brilho mínimo imagem preta 0 0
Brilho mínimo imagem branca 8 7

A diferença nas telas se dá, basicamente, pelo tamanho dos displays: 5,2 polegadas no Moto G5S, e 5,5 polegadas no J7 Prime. Não há muita diferença entre o IPS LCD e o que a Samsung chama de PLS TFT, sendo que ambos entregam imagens de qualidade bastante próxima.

Em nosso teste, focamos no brilho, se é confortável para uso em ambientes com muita luz e com pouca luz. Qualidade das cores é algo muito subjetivo, e ângulo de visão não costuma trazer muita diferença, sendo que o smartphone geralmente é colocado em um ângulo praticamente reto em relação aos olhos do usuário, além de não ser costume dividir uma tela com outras pessoas.

Enfim, temos aqui um painel bem mais confortável que o outro para o uso em ambientes muito claros. O Moto G5S apresenta a melhor visibilidade com o brilho máximo. No entanto, ambos são um pouco fracos nesse quesito. Além disso, a emissão de luz em imagem preta fica na mesma faixa para os dois. Sendo assim, o G5S tem contraste mais marcante.

Já em ambientes com pouca luz, ambos devem causar mais ou menos a mesma fadiga aos olhos. E não é muita, considerando que o G5S fica em 8 lux, pouco mais que o J7 Prime, com 7 lux. Aqui, quanto menor a emissão, menos cansaço à visão o dispositivo representa.

Câmeras
Moto G5S Galaxy J7 Prime
Resolução máxima 16 MP 13 MP
Abertura f/2.0 f/1.9
Estabilização Digital Digital
Flash LED LED
Frontal 5 MP 8 MP

Não tivemos nenhum comparativo de câmeras com os dois dispositivos se enfrentando diretamente, infelizmente. Mas em duas apresentações cada, dá para ter uma boa ideia da qualidade das fotografias e dos vídeos que esses aparelhos podem captar.

O Moto G5S mostrou qualidade boa, sem se destacar, mas trazendo bons níveis de detalhes e nitidez tanto em cenários com muita luz como em cenários mais escuros. Em alguns casos, pode haver excesso de saturação, mas para a faixa de preço do dispositivo, o quadro geral é satisfatório.

A câmera frontal é mediana, e o G5S tem um flash frontal para ajudar em selfies com pouca luz, mas o resultado fica bem aquém daquele exibido em ambientes com iluminação melhor. Os vídeos trazem boa estabilidade, e a qualidade das cores é bastante próxima da exibida nas imagens paradas.

Por outro lado, se você optar pelo Galaxy J7 Prime, não vai se decepcionar. O dispositivo da Samsung também consegue captar boas fotografias, mas também não vai muito além da capacidade de um intermediário. As cores podem ficar bem diferentes no resultado final em comparação com o cenário real, mas geralmente dá para o gasto.

O problema principal fica para os ajustes manuais, muito limitados (o G5S tem um pouco mais de possibilidades), e os vídeos, que saem bastante tremidos. Mas a câmera frontal é um pouco melhor que a do smartphone da Motorola, então para quem quer tirar muitas selfies, o J7 Prime talvez seja a opção mais indicada.

Software/Interface

Android "puro" ou modificado? Quem prefere o visual mais próximo possível do utilizado pelo Google, vai de Moto G5S. Mas é bom lembrar que há modificações da Motorola. Que não são ruins: o aplicativo Moto dá opções de gestos para abrir a câmera, ligar a lanterna e coisas do tipo. E também há opções para a tela, uma espécie de Always on Display, mas que só acende quando há interação com o aparelho.

Já a Samsung gosta de modificar bastante não só a aparência como as funções. A companhia sul-coreana enche seus dispositivos com recursos extras, alguns deles até desnecessários. Mas boa parte útil, e que em algum momento o Google acaba incorporando.

Quanto às versões, temos o Android 7.1.1 Nougat no G5S e o 6.0.1 Marshmallow no J7 Prime, sendo que alguns já receberam o 7.0 Oreo, com a Samsung Experience 8.1.

Conclusão

O Galaxy J7 Prime apresentou autonomia da bateria melhor, mas ficou para trás em desempenho, principalmente em jogos, e no brilho da tela em ambientes com muita luz. Na câmera, a frontal é superior, mas a traseira fica um pouco abaixo do Moto G5S.

Nesse caso, se você quer mais bateria e não se importa com desempenho em jogos, o J7 Prime é a melhor opção. Mas, para isso, será necessário desembolsar uma quantia maior em dinheiro para comprar o dispositivo.

Se você prefere gastar menos, ou se quer jogar pelo menos alguns títulos mais leves e não se incomoda tanto com autonomia da bateria para mais de um dia, o Moto G5S é mais indicado. O menor valor do smartphone da Motorola está em quase R$ 90 abaixo do preço mais baixo do J7 Prime, o que é uma vantagem bem grande na faixa de preço que eles se encontram.

Você pode ver mais detalhes sobre cada aparelho em nossas análises completas. No final da matéria, temos o menor preço disponível para cada um na internet hoje.

E você, já escolheu o seu entre Moto G5S e Galaxy J7 Prime? Conta pra gente aí no campo de comentários. Quem tem um dos dois dispositivos também pode adicionar o que mais gosta no aparelho, para tentar ajudar ainda mais os outros leitores.

Que outros dispositivos você quer ver em um duelo direto aqui no TudoCelular? Conta pra gente aí nos comentários, também!

Mais Notícias
Mais Notícias
  • O Motorola Moto G5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy J7 Prime ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

34

Comentários

Moto G5S ou Galaxy J7 Prime? TudoCelular compara modelos populares entre os brasileiros
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2