LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

One Hyper vs One Zoom: qual intermediário Motorola vale o seu dinheiro? | Comparativo

14 de fevereiro de 2020 49

Depois de seis lançamentos da linha Motorola One, não é difícil se perder na hora de escolher o que encaixa melhor nas suas necessidades. Os dois mais recentes a chegarem ao Brasil foram o Zoom e o Hyper. Eles trazem especificações similares, mas com propostas diferentes. Qual é a melhor escolha? É isso que este comparativo do TudoCelular vai te ajudar a decidir.

Se não quiser ler todo o comparativo você poderá pular para a parte que mais te interessa pelo índice abaixo.

Índice do comparativo

Design

Motorola One Zoom

Motorola One Hyper

Temos aqui dois celulares intermediários premium e apesar de terem chegado pelo mesmo preço no lançamento, o Zoom apresenta melhor qualidade de construção com laterais de alumínio e traseira de vidro. Já o Hyper é todo de plástico como em modelos mais baratos da linha, e mesmo assim consegue ser mais pesado, devido ao fato de ser maior.

O acabamento brilhante na traseira pode riscar com facilidade, mas pelo menos temos uma capinha de brinde na caixa. Se você está fugindo do design padrão com entalhe em formato de gota que tomou conta do mercado, o mais recente lançamento da Motorola traz câmera pop-up como diferencial. Alguns podem torcer o nariz este tipo de mecanismo, mas a Motorola promete muitos anos de uso antes de apresentar algum defeito.

75 x 158.5 x 8.8 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
76.6 x 161.8 x 8.99 mm
6.5 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Na traseira temos apenas duas câmeras no Hyper que ficam alinhadas com a câmera pop-up. Uma faixa parte das câmeras e vai até a outra extremidade onde fica localizado o logo e o nome da linha. O Zoom tem design mais exótico que lembra uma peça de dominó. O leitor biométrico foi jogado para a parte frontal sob a tela. Por ser uma tecnologia mais nova não é tão ágil e precisa quanto o leitor de digitais tradicional do Hyper.

Os dois compartilham tecnologias como Wi-Fi AC para conexão em redes 5 GHz, Bluetooth 5.0 e entrada USB-C. Se você ainda é adepto de fones de ouvido com fio, ambos trazem entrada padrão P2.

Zoom leva o primeiro ponto por ter melhor acabamento e ser menor e mais leve.

Multimídia e recursos

Tela e som


O Hyper tem um pouco a mais de tela com a mesma resolução Full HD+. A principal diferença entre os dois está na tecnologia empregada, sendo IPS LCD no Hyper e OLED no Zoom. Para os fãs de cores vibrantes vão preferir a segunda opção, já se você curte cores mais equilibradas vá no bom e velho LCD.

Mas esta não é a única diferença entre os dois. A tela do Zoom tem brilho um pouco mais forte, preto perfeito, menor tempo de resposta e maior uniformidade do brilho. No Hyper é possível notar que a tela é mais escura perto das bordas.

E na parte sonora, quem leva a melhor? Os dois trazem apenas um alto-falante para som mono. A diferença é que no Hyper fica ao lado da entrada USB, enquanto o do Zoom fica na parte superior do aparelho.

Em termos de potência sonora, o Hyper leva vantagem já que força mais os agudos. O Zoom já peca menos nos graves, porém dá a impressão de som mais abafado. Para vídeos e músicas você ouvirá as vozes mais claramente no Hyper. Os dois vêm com o mesmo fone de ouvido e ambos entregam ótima qualidade sonora.

Daremos um ponto para cada: Zoom leva por tela e o Hyper por som.

Recursos


O Hyper já chegou ao mercado com Android 10, mas não traz novidades comparado ao que temos no software levemente modificado da Motorola. Há o mesmo suporte para gestos em ambos e também alguns controles para o LED de notificações na traseira.

Por mais que a Motorola não mexa na interface em si, os extras que ela oferece realmente podem ajudar no dia a dia. Porém, por ser um sistema menos modificado era esperado que fosse mais leve que o da Xaomi ou Samsung, por exemplo, mas vemos o Hyper sofrer com multitarefas mesmo tendo boa quantidade de RAM.

Como os recursos são idênticos nos dois, daremos um ponto a cada.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

A Motorola aposta no mesmo hardware da Qualcomm nos dois modelos. Você poderia esperar desempenho similar, e isso faria total sentido. Mesmo com ambos tendo 4 GB de RAM, o Zoom foi 19 segundos mais rápido em nosso teste de velocidade.

Em benchmarks tivemos o oposto: o Hyper conseguiu pontuação superior. No AnTuTu chegou a uma diferença de 50 mil pontos. Parece que a Motorola otimizou o software de forma diferente em cada aparelho.

Qual é melhor para jogar? Por terem a mesma GPU e resolução de tela, os dois entregam mesma fluidez. Jogos mais exigentes rodam com qualidade gráfica alta, porém percebemos que o Hyper esquenta mais que o Zoom em longas jogatinas.

E o Zoom leva a melhor nessa por ter melhor desempenho e esquentar menos.

Bateria

Quanto maior, melhor (exceto recarga)

Outro ponto em comum nos dois celulares da Motorola é a bateria de 4.000 mAh. Esta quantidade vem se tornando padrão em intermediários, sendo suficiente para garantir autonomia para o dia todo.

No caso do Hyper e Zoom, a diferença é mínima. Ao tirar ambos às 7h da manhã da tomada eles vão render até o final da noite em uso moderado. Se você jogar muito é claro que a bateria vai acabar mais rápido e possivelmente precisará dar uma segunda carga no final do dia.

E é aqui que entra a vantagem do Hyper. Ele vem com carregador mais potente de 45W, que faz com que vá de 0 a 100% em pouco mais de 1 hora. Com apenas 20 minutos na tomada você recupera metade da bateria para usar.

Como os dois entregam autonomia similar, damos um ponto para o Hyper por recarregar na metade do tempo.

Câmera

Se números importam para você, então a escolha será difícil no segmento de câmeras. O Zoom possui quatro sensores na traseira, enquanto o Hyper apenas dois. Por outro lado, o modelo mais recente traz resolução superior, sendo 64 MP contra 48 MP.

Ambos usam tecnologia que comprime quatro pixels em um só. Isso permite registrar mais detalhes e capturar mais luz. Em ambientes bem iluminados temos boas fotos com os dois aparelhos. A Motorola acertou no equilíbrio das cores e exposição, especialmente no Hyper, que ainda se destaca por registrar mais detalhes.

Os dois trazem o recurso Night Vision, que é o modo noturno da Motorola. Ele funciona melhor no Zoom, enquanto no Hyper mais parece um HDR forçado. Ter OIS também ajuda o One Zoom em locais mais escuros.

Se você curte fotografar o que está distante vai apreciar o zoom óptico de 3x do One Zoom. Ele apresenta boa qualidade e entrega fotos muito mais nítidas que o zoom apenas digital do Hyper. A ultra-wide de ambos faz bom trabalho, enquanto o sensor de profundidade do Zoom permite um ajuste mais apurado do desfoque de fundo.

Aqui damos empate: o Hyper registra melhores fotos, enquanto o Zoom tem câmera mais completa.

Fotos capturadas com o Motorola One Zoom

Na parte frontal temos vantagem para o Hyper com seus 32 MP que também comprimem quatro pixels em um só. Ele registra selfies de melhor qualidade e faz melhor uso do Night Vision. Se você tira muitas fotos na balada vai preferir o Hyper por tirar selfies com qualidade superior e não sofrer tanto em locais escuros.

Para os fãs de modo retrato os dois fazem um trabalho decente. Às vezes falham, especialmente em locais mais escuros, porém mais uma vez temos uma pequena vantagem para o Hyper.

Para selfies o Hyper é melhor e com isso ganha um ponto.

Fotos capturadas com o Motorola One Hyper

Para os que buscam uma boa filmadora podem ficar um pouco decepcionados com os smartphones da Motorola. A maioria dos lançamentos de 2019 realmente pecou nisso. De todos os que testamos o Zoom é que entrega a melhor qualidade, além de tremer bem menos que o Hyper.

Gravar com a ultra-wide não é muito indicado em nenhum dos dois e nem mesmo usar o zoom. Já a frontal faz um trabalho apenas decente, e, novamente, temos resultado um pouco melhor no One Zoom.

Por ser melhor para vídeos, damos mais um ponto ao Zoom.

Preço

Os dois chegaram por R$ 2.499 no mercado nacional. É um preço caro a se cobrar por um intermediário, ainda mais no Hyper com seu corpo de plástico. Será o preço para se ter uma câmera pop-up?

O valor dos dois caiu bastante e atualmente estão bem abaixo dos R$ 2 mil. O Zoom normalmente é encontrado por menos por ser um lançamento mais antigo. E por ser o mais completo do dois, ele acaba entregando um custo-benefício mais justo.

Com isso, damos mais um ponto para o One Zoom.

6.8 Hardware
4.7 Custo Benefício

Motorola One Zoom

Comparar Aviso de preço
7.5 Hardware
4.5 Custo Benefício

Motorola One Hyper

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O One Hyper e One Zoom são celulares parecidos e a escolha realmente acaba sendo difícil. Então vamos resumir para você: o Zoom tem melhor acabamento, é mais leve e compacto, tela OLED com qualidade superior, melhor desempenho e conjunto de câmeras mais completo, além de oferecer melhor filmadora. Além de tudo isso, normalmente está mais barato que o Hyper, o que acaba sendo a compra mais indicada.

Se você detesta entalhe e prefere a câmera pop-up do Hyper, vai levar um aparelho com tela maior e melhor som, que demora muito menos tempo para recargar, e com melhor câmera para selfies. Os dois entregam experiência similar com os mesmos recursos da Motorola. Mas no geral, achamos que o One Zoom vale mais o seu preço.

RESULTADOS

Motorola One Zoom: 7 PONTOS

  • Melhor acabamento, menor e mais leve
  • Tela de melhor qualidade
  • Android limpo com suporte a vários gestos
  • Melhor desempenho, além de esquentar menos em jogos
  • Zoom com qualidade superior
  • Filma com melhor qualidade e estabilização
  • Melhor custo-benefício

Motorola One Hyper: 5 PONTOS

  • Qualidade sonora superior
  • Android limpo com suporte a vários gestos
  • Leva metade do tempo para recargar
  • Melhor captura de fotos
  • Selfies melhores (especialmente à noite)

O que você prefere: zoom de qualidade ou câmera pop-up? Comente sobre o que acha dos modelos da Motorola que comparamos e qual o melhor na sua opinião.

(atualizado em 24 de abril de 2024, às 13:12)

49

Comentários

One Hyper vs One Zoom: qual intermediário Motorola vale o seu dinheiro? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista